Arrendar apartamento em Lisboa



Arrendar um apartamento em Lisboa pode ser rentável para o senhorio. Além do benefício da localização, o mercado de arrendamento na capital tem muito potencial. Fique a conhecer os motivos pelos quais é tão rentável arrendar um apartamento em Lisboa.


Arrendar um apartamento levanta sempre questões, independentemente da zona onde o senhorio tiver o seu imóvel.


Entre as principais questões que um proprietário se faz, encontra-se o medo perante possíveis situações de risco, tais como incumprimentos do inquilino ou danos que este possa causar na casa do locador. Esses medos e receios, bem como um conhecimento menos aprofundado sobre os direitos e deveres do inquilino e do proprietário, podem fazer com que muitas pessoas recuem no momento de investir no mercado do arrendamento. 


Embora, atualmente sejam necessárias políticas pela parte do Governo que incentivem os proprietários de imóveis a colocarem as suas casas no mercado de arrendamento e que os preços não se ajustem à realidade deste mercado, existem várias vantagens ligadas ao arrendamento a nível nacional. Mas, em Lisboa estas vantagens acrescentam-se, se o dono do apartamento souber como proceder devidamente com o aluguer do seu ativo.


Desta forma, existem razões que motivam o arrendamento na capital portuguesa. Motivos que hoje iremos desenrolar neste artigo. Ainda, iremos falar também daquilo que pode usufruir o proprietário ao arrendar o seu apartamento em Lisboa.


Situação do arrendamento em Lisboa e valores de renda


Hoje em dia, um apartamento devoluto em Lisboa é ter, sem dúvida, um espaço sem rentabilidade, mas que pode ser altamente rentabilizado através do arrendamento. O potencial de rendimento que oferece o arrendamento na capital portuguesa é muito elevado. 


Contudo, a situação do mercado de arrendamento em Lisboa é a seguinte: Na Radiografia do Mercado de Arrendamento em Portugal 2021 elaborada pela Aluga Seguro, concluiu-se que a maior parte da oferta do distrito encontra-se no concelho de Lisboa (73,24%) seguido pelo de Cascais (10,33%). Com estes dados Ambos concelhos têm menos de 30% de habitação acessível disponível, sendo que na totalidade do distrito o preço médio do mercado de arrendamento situa-se nos 1.202 euros por mês.


Se bem que existem concelhos onde se pode encontrar uma percentagem de oferta de habitação para arrendar a preços acessíveis. Estes são: Azambuja (92%), Alenquer (86%) e Sobral de Monte Agraço (78%). Na Aluga Seguro envolvemos no termo habitação acessível todos aqueles imóveis cujo valor de renda não ultrapasse o 35% dos rendimentos mensais de uma família tipo portuguesa. Apesar destes três concelhos concentrarem a maior oferta de casas a preço acessível, não há oferta disponível, é quase inexistente. 


Desta forma e tal como explicamos há umas semanas no artigo «Quanto tempo permanece um imóvel no mercado até ser arrendado em Lisboa», os preços pelos quais um apartamento pode ser arrendado em Lisboa demonstram que há muitos que não se ajustam à realidade das famílias. Isto é devido à falta de medidas que aliviem a carga fiscal que os proprietários confrontam no dia a dia do arrendamento. Mas não só, a situação destes preços que não correspondem à oferta e à procura que existe atualmente em Lisboa também se deve aos contratos de arrendamento informais que ainda se realizam, ou seja, contratos não registados na Autoridade Tributária (AT). 


No entanto, é de salientar que o mercado de arrendamento habitacional continuou a crescer em tempos de pandemia de Covid-19 em detrimento do Alojamento Local. Sector que registou uma queda da sua atividade e cujos proprietários de imóveis decidiram transitar para o arrendamento tradicional onde viram uma oportunidade de negócio mais rentável e estável.  


Apesar da situação do mercado de arrendamento, Lisboa continua a ser uma cidade com ótimas condições para viver. Porquê? 


Usufruto da oferta da cidade

Lisboa traz a vantagem de ser uma cidade vasta e com vários atrativos, nomeadamente a nível de trabalho, saúde e educação. 

Todos estes recursos, junto com à acessibilidade aos transportes nacionais e internacionais (aeroportos, terminais de cruzeiros, portos, principais linhas de comboios e autocarros que viajam por todo o país…) permitem que um apartamento nesta cidade seja uma mais-valia. O que se traduz num facto positivo para os seus proprietários, pois poderão ter em conta todos estes aspetos e características no momento de colocar o imóvel no mercado do arrendamento. Se ainda estiverem próximos de pontos-chave da cidade, o apartamento também irá revalorizar-se. 


Seleção do potencial inquilino

Uma das vantagens para o senhorio de arrendar um apartamento em Lisboa é que terá a oportunidade de entrevistar e selecionar por si próprio os potenciais inquilinos, interessados no seu apartamento, tal como noutras cidades. Mas, no distrito de Lisboa existem profissionais encarregados de ajudar nesta tarefa e que podem poupar este processo ao senhorio, analisando a situação do candidato que pretende arrendar a casa.   


Ao receber um elevado número de contactos, o senhorio tem a possibilidade de escolher as pessoas que ofereçam maior estabilidade e confiança, evitando assim riscos associados ao arrendamento. Nomeadamente, na Aluga Seguro realizamos este processo em nome do senhorio, garantindo a solvência financeira do potencial arrendatário.  


Ter os comprovativos de rendimento e os contactos de pessoas interessadas faz com que diminuam as possibilidades de ter um inquilino incumpridor, o maior receio dos proprietários na hora de arrendar os seus imóveis. Tornando-se possível arrendar um apartamento em Lisboa.

Se ainda tiver mais dúvidas sobre como pode arrendar o seu apartamento na capital portuguesa, contacte-nos. Os nossos profissionais do arrendamento atenderão todas as suas dúvidas. 





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!