Quanto tempo permanece um imóvel no mercado até ser arrendado em Lisboa?



Além de não conhecer a quem vai arrendar a casa, outra das questões que provoca receios no proprietário quando chega o momento de colocar a casa no mercado de arrendamento é quanto tempo vai demorar a arrendar o seu imóvel.

A resposta a esta pergunta encontramo-la em várias hipóteses: preço que não se ajusta à realidade do mercado, ou seja, que ultrapassa o 35% dos rendimentos brutos de uma família portuguesa, imóvel personalizado, mau estado de certas instalações, promoção incompleta ou defeituosa, etc.  Por isso, segundo proceder o senhorio com a colocação da casa no mercado de arrendamento, demorará mais ou menos tempo em arrendá-la à pessoa ideal.   

Na nossa Radiografia do Mercado de Arrendamento em Portugal 2021, para além de ter extraído o tipo médio da tipologia de habitação em arrendamento, a percentagem de habitação acessível disponível em cada zona e a distribuição da oferta nos principais distritos do país (Porto, Fato e Lisboa), também conseguimos obter o tempo que um imóvel permanece no mercado até ser arrendado. Hoje projetamos os dias em média que um imóvel fica em promoção até ser arrendado nos concelhos do distrito de Lisboa, sendo que neste distrito o tempo médio que uma casa está em promoção até ser alugada é de 86 dias. 

 

Alenquer

Em Alenquer o preço médio do arrendamento é de 618 euros por mês. Com este preço, 86% da habitação é acessível neste concelho, ou seja, imóveis que têm um preço inferior a 35% dos rendimentos brutos de uma família tipo. Desta forma, em Alenquer, são necessários, em média, 39 dias de promoção até arrendar um imóvel.

Amadora

Na Amadora o preço médio do arrendamento é de 698 euros por mês. Com este preço, 74% da habitação é acessível neste concelho, onde são necessários, em média, 54 dias de promoção até arrendar um imóvel.

Azambuja

Neste concelho o preço médio do arrendamento é de 485 euros por mês. Com este preço, 92% dos imóveis são acessíveis na Azambuja e só são necessários, em média, 28 dias de promoção até arrendar um imóvel.

Cascais

É um dos concelhos de Lisboa onde se encontra a mais baixa taxa de habitação acessível. Nomeadamente, Cascais apresenta um 15% de imóveis com preço de renda acessível. O valor, em média, de um apartamento nesta área é de 1.511 euros por mês, tornando-se desta maneira numa das zonas mais caras de Lisboa para o arrendamento. Em Cascais, em média, o imóvel fica em promoção 97 dias até ser arrendado.  

Lisboa

Na capital portuguesa um imóvel tem um preço médio de 1.235 euros por mês, sendo a segunda zona mais cara para o arrendamento a seguir de Cascais. Com este valor médio de renda, apresenta a mesma percentagem de habitação acessível que o concelho acima explicado, isto é 15%, permanecendo o imóvel o mesmo número em dias no mercado até ser arrendado: 97 dias.

Loures

Nos arredores do concelho de Lisboa, encontramos Loures com um preço médio de 803 euros por mês. Desta forma, a percentagem de habitação acessível é de 57%, sendo necessários 58 dias de promoção até arrendar um imóvel.

Lourinhã

Na zona noroeste do distrito lisboeta, Lourinhã tem um preço médio de 784 euros por mês. Neste concelho 59% da habitação é acessível e os dias necessários até arrendar um imóvel são, em média, 51 dias.

Mafra

No concelho de Mafra o preço médio do arrendamento é de 754 euros por mês e o tempo em dias que demora a ser arrendado um apartamento é de 53, em média. Sendo a percentagem de habitação acessível de 57%.

Odivelas

Em Odivelas o preço médio do arrendamento é de 855 euros por mês. Com este preço, 53% dos imóveis são acessíveis neste conselho, sendo necessários, desta maneira 49 dias, em média, de promoção até arrendar um imóvel.

Oeiras

Em Oeiras o preço médio do arrendamento é de 1.016 euros por mês, sendo a terceira zona mais cara para o arrendamento a seguir de Cascais e Lisboa. Com este valor médio de renda, este concelho apresenta uma percentagem de habitação acessível de 31%, permanecendo o imóvel no mercado até ser arrendado por um período de 49 dias.

Sintra

Em Sintra o preço médio do arrendamento é de 814 euros por mês. Com este preço, 62% dos imóveis são acessíveis neste conselho, sendo necessários, 59 dias, em média, de promoção até arrendar um imóvel.

Sobral de Monte Agraço

No município de Sobral de Monte Agraço o preço médio do arrendamento é de 533 euros por mês. Com este preço, 78% dos imóveis são acessíveis neste conselho, sendo necessários, desta maneira 33 dias, em média, de promoção até arrendar um imóvel.

Torres Vedras

No concelho de Torres Vedras são necessários 39 dias, em média, até arrendar um imóvel. O preço médio é de 698 euros por mês. Neste município encontramos 74% dos imóveis com um preço inferior a 35% dos rendimentos brutos de uma família tipo portuguesa.

Vila Franca de Xira

Neste município do distrito lisboeta, localizado na província tradicional do Ribatejo, encontramos um preço médio do arrendamento de 710 euros por mês. Em Vila Franca de Xira 72% da habitação disponível, ou seja, em oferta é acessível, sendo que são necessários, em média 46 dias de promoção até o apartamento ser arrendado.

 

Após a análise dos dados expostos neste artigo, podemos concluir que Alenquer, Azambuja e Sobral de Monte Agraço são os concelhos onde menos tempo se demora a arrendar um imóvel devido à taxa de habitação acessível que neles observamos 86%, 92% e 78%, respetivamente. Pelo contrário, onde mais tempo se demora a arrendar um apartamento são Cascais, Lisboa e Oeiras devido, principalmente, à taxa de habitação acessível que detêm, 15% em Cascais e Lisboa e 31% em Oeiras, uma taxa muito inferior comparativamente àquela que observamos nos restantes concelhos descritos neste artigo.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!