Indice IMAV

O Índice de mercado de arrendamento de imóveis (IMAI) é uma medida que relaciona a oferta pontual de imóveis em arrendamento com a procura ativa numa determinada localização geográfica. Foi pensado pela Alquiler Seguro S.A. e é também conhecido como "Índice de Mercado Alquiler Seguro".

É calculado pela seguinte fórmula:

formula indice imav formula indice imav

Para que serve?

Este indicador mede a pressão entre a oferta e a procura no mercado local de arrendamento, num determinado período temporal, pelo que, em função das características do mercado em estudo, é oscilante ao longo do tempo.

Como é medido?

Um IMAI superior a 1 indica que a procura é maior à oferta, indicando que a pressão de preços é alta, enquanto um índice inferior a 1, quando a oferta é superior à procura, os preços tendem a baixar.

Indíces IMAI altos, superiores a 2, provocam especulação nos preços e, quando o IMAI é excessivamente baixo, pode provocar desalento e abrandamento do mercado.

Classificação dos mercados segundo o IMAV

IMAV Classificação
0 < IMAV < 0,6 Mercado Desalentado Ao existir pouca procura relativa os preços tendem a estar em baixa, levando ao risco de desmotivação dos proprietários e à necessidade de procura de soluções fora do mercado.
0,6 < IMAV < 0,8 Mercado em Baixa Pequenos desajustes continuados levam a que os preços tendam à baixa.
0,8 < IMAV < 1,4 Mercado em Alta Existe equilíbrio entre a oferta e a procura. È uma característica de mercados sãos e maduros.
1,4 < IMAV < 2 Mercado Alcista Existe equilíbrio entre a oferta e a procura. È uma característica de mercados sãos e maduros.
2 < IMAV Bolha As pressões de mercados em alta, derivados de uma procura excessiva, acima da capacidade de oferta do mercado, podem provocar bolhas e especulação dos preços.