Vai arrendar casa pela primeira vez? Explicamos tudo o que deve ter em conta



A atual crise pandémica afetou muitos sectores da economia do país, fazendo diminuir os rendimentos das famílias e tornando mais difícil o facto de os jovens conseguirem sair da casa dos pais. Mesmo assim, há quem consiga independentizar-se, seja por causa de ter mudado de trabalho ou por ter decidido ir estudar para outra cidade para assim evitar grandes deslocações. Por isso, se vai arrendar casa pela primeira vez, explicamos aquilo que deve ter em conta para encontrar a sua casa ideal ou uma ajustada às suas necessidades atuais.

Vai arrendar casa pela primeira vez?

O primeiro passo de todos será definir um plano. Fixar o orçamento disponível para pagar o arrendamento, tendo em conta incidências que possam vir a surgir ao longo do arrendamento e que corram pela conta do arrendatário, se vai mobiliar a casa do zero ou vai querer arrendar uma casa mobilada, tipologia do apartamento, localização, etc. Mas, porquê?

Se a pessoa que estiver à procura de casa traçar um plano desde o primeiro momento, ficará mais fácil atingir os objetivos desejados. Poupando esforços desnecessários.

 

 

Orçamento disponível

Conhecer quanto dinheiro dispõe para fazer frente ao arrendamento, é importante. Pois um dos principais deveres do inquilino será pagar a renda mensalmente sem atrasos ou incumprimentos. Verificar que efetivamente pode lidar com este compromisso será o primeiro objetivo do plano definido, caso contrário, talvez não seja a altura certa de sair da casa dos pais. Se for estudante e não reunir as condições financeiras adequadas os pais podem agir como avalistas.

Localização

Se já verificou que reúne a capacidade financeira adequada para se conseguir independentizar, é o momento de começar a pensar onde quer viver. Neste aspeto, é importante ter em conta a distância que existe entre esse bairro e o posto de trabalho ou universidade. Também, é aconselhável verificar se há transportes, supermercados, padarias, etc., por perto dessa área para evitar grandes deslocações para fazer pequenas compras do dia a dia ou perante urgências que possam surgir. Aconselhamos pensar várias áreas, desta forma se na pesquisa não encontrar na primeira, já terá outra zona mais adequada às suas necessidades continuar à procura.

Começar a procura

Se já tem o orçamento da renda definido e já analisou a zona onde deseja viver é o momento de começar a procura e analisar a situação do mercado de arrendamento, realizando comparações de zonas e preços. Talvez, o mais chato deste ponto seja analisar cada um dos imóveis dos resultados da pesquisa. Por isso, se definiu devidamente o orçamento e a localização onde quer procurar casa, apenas deverá selecionar os filtros de pesquisa e só aparecerão os imóveis ajustados àquilo que pensou e decidiu com antecedência.

Casa mobilada ou por mobilar?

No entanto, no momento da pesquisa. É preciso sublinhar quão importante é analisar devidamente cada um dos imóveis que apareceram nos resultados e as características que detêm cada um deles. Para isso, pense se vai querer arrendar a casa mobilada ou vai querer mobilá-la do zero, aproveitando a nova etapa que começa. Se quiser poupar algum dinheiro por ser a primeira vez que vai viver sozinho, aconselhamos arrendar uma casa mobilada. Mas tenha em conta que deverá deixar todos os móveis e equipamentos no mesmo estado em como lhe foram entregues.

Contactar com a agência imobiliária e documentação para apresentar

Se finalmente, encontrou a casa de sonho, a casa que vai arrendar pela primeira vez. Chegou o momento de contactar com a agência imobiliária, visitar a casa e entregar os documentos que lhe sejam solicitados. A agência provavelmente queira verificar a sua identidade, a sua situação económica e laboral para garantir tranquilidade e um arrendamento seguro ao proprietário. Por isso, fique descansado, é um procedimento normal para poder arrendar a casa.

Mesmo assim, se for arrendar pelo particular o proprietário talvez queira comprovar quem é e, tal como a imobiliária faria, confirmar a situação em que se encontra. Tenha em conta que o arrendamento é um procedimento legal, a cedência de um bem imóvel durante um período de tempo determinado por meio de uma retribuição mensal e por isso será preciso oferecer garantias como arrendatário, tais como que vai poder pagar a renda durante o período que dura o arrendamento.

Se for a primeira vez que arrenda uma casa, saiba que pode solicitar documentação relativa ao imóvel

Tal como o proprietário ou a agência queiram comprovar quem é o arrendatário com a solicitação de documentação pessoal, referências e situação laboral e económica, o inquilino também tem o direito de solicitar a documentação relativa ao imóvel que vai arrendar para verificar que está tudo em dia.

Se é a primeira vez que vai arrendar uma casa, saiba que pode solicitar: licença de habitação para verificar que detém as condições exigidas por lei para ser habitada. Ainda no momento da assinatura pode solicitar o certificado de eficiência energética, este documento é dever do proprietário tê-lo em dia.

Contrato de arrendamento

Já no contrato de arrendamento, se é a primeira vez que arrenda casa, saiba que é importante ler e analisar cada uma das cláusulas do contrato para evitar confusões no desenrolar do arrendamento e a relação com o proprietário. Por isso, resolva todas as dúvidas antes de o assinar. Nomeadamente, neste artigo do nosso blog: «O que se deve observar num contrato de arrendamento» explicamos este ponto de forma mais abrangente resolvendo dúvidas relativas à verificação de dados, duração do contrato, obras e reparações durante o arrendamento, cenários perante os quais a renda pode ser ou não atualizada e o subarrendamento.

Por fim, pode consultar os nossos imóveis para arrendar na nossa secção imóveis. Se ainda tiver mais alguma dúvida, não deixe de nos contactar!





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!