Vantagens de arrendar um apartamento mobilado



Quando se pensa em colocar um imóvel no mercado de arrendamento há muitos fatores que devem ser tidos em conta. Documentos que o proprietário deve solicitar (certificado energético) ou pôr em dia (caderneta predial urbana), impostos que deve assumir bem como as despesas que correm pela sua conta. Mas há outra questão que certamente pode gerar dúvidas no senhorio, «arrendo a minha casa com mobília ou sem mobília?».

Na Aluga Seguro aconselhamos arrendar a casa completamente despersonalizada, isto é, retirar objetos pessoais, quadros, fotografias e tudo aquilo que espelhe qualquer gosto ou preferência do senhorio. Mas, despersonalizada não quer dizer sem mobília. Pode ser que arrendar uma casa mobilada produza receios no proprietário quanto ao estado em que pode vir a receber os móveis ao fim do arrendamento. Por isso, no artigo de hoje damos-lhe umas dicas para que fique a conhecer como pode arrendar uma casa mobilada e as vantagens que isto tem. Por exemplo, que o imóvel seja alvo de mais requerimentos de arrendamento.

 

 

Pode determinar o perfil do arrendatário

Quando um inquilino está à procura de casa aquilo que observa, mais além dos preços e localizações, é o estado do apartamento e se está mobilado ou não. Se for a primeira vez que procura casa (estudante ou um jovem que acaba de sair da casa dos pais), talvez, queira uma habitação mobilada. Seo futuro inquilino já tem alguma experiência em mudar de casa, se calhar já investiu em certos móveis (colchões, sofás, estrados, estantes, armários) e queira levá-los com ele para a sua nova casa para se sentir mais confortável.

Por tanto, a escolha entre colocar em arrendamento a casa com móveis ou sem eles poderá determinar o perfil de inquilino que queira arrendar a nossa casa.

Descrever os móveis que ficam e o estado em que se encontram

Mesmo que o proprietário tenha receios de arrendar o seu apartamento mobilado devido a que possa sofrer eventuais danos por causa de um uso incorreto do inquilino, existem vantagens no arrendamento de apartamentos mobilados. Para evitar que os móveis que forem entregues junto com o arrendamento do imóvel sofram danos basta com o proprietário preparar um inventário fotográfico que poderá ser anexado ao contrato de arrendamento. Neste anexo terão de ficar estipulados os móveis que foram cedidos ao arrendatário como motivo do arrendamento e o estado no qual se encontravam aquando da celebração do contrato.

Mas quais as vantagens de arrendar um apartamento mobilado?

Casa pronta para habitar

Se a casa tiver tudo o que for necessário para poder ser habitada (camas, estrados, sófas, cozinha equipada, casa de banho equipada, aquecedores/esquentadores, caldeiras) o inquilino apenas terá de proceder com os procedimentos de visita, reserva e assinatura do contrato. Enquanto se não tiver mobília terá de fazer uma lista daquilo que precisa e depois procurar e comprar os móveis básicos antes de se mudar, demorando mais tempo a residir no seu novo apartamento.   

Revalorização do imóvel

Se a casa estiver corretamente mobilada, isto é, se os móveis e equipamentos estiverem totalmente operacionais e num bom estado, o apartamento para arrendar terá mais valor, podendo estabelecer um preço técnico mais elevado do que um que não tenha mobília.

Maior atração

Sem dúvida, para aqueles que procuram uma casa com móveis em condições, tê-los operacionais e num bom estado tornará o imóvel mais atrativo para os inquilinos interessados nestas características no momento de procura de uma habitação para arrendar. Além disto, graças a uma casa mobilada os arrendatários irão poupar preocupações na compra e pesquisa de certos móveis. Só se terão de preocupar com a correta manutenção dos mesmos durante o tempo que alugar a casa.

Poupança

Economizar dinheiro é sempre uma boa solução para poder lidar com qualquer imprevisto que possa surgir, neste caso, durante o tempo que o locatário alugar a habitação. Ainda mais se quem está à procura de casa tem um orçamento limitado.

Desta forma, quanto melhor for a manutenção do apartamento no momento de o colocar no mercado do arrendamento, melhor irá destacar face à concorrência e entre quem procura casa para arrendar.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!