Porque é difícil alugar um imóvel?



A dificuldade de conseguir alugar um imóvel ao inquilino perfeito depende de muitos fatores que o proprietário terá de resolver devidamente para conseguir arrendar o apartamento de forma rápida, segura e legal, podendo usufruir assim de um arrendamento sem preocupações com incumprimentos. No artigo de hoje expomos os erros mais comuns que os senhorios costumam cometer e que tornam o facto de arrendar um imóvel numa tarefa difícil. Começamos!

Preço inadequado

O mercado de arrendamento português ainda precisa de mais profissionalização. Ainda existem arrendamentos que fazem no particular, ou seja, casas alugadas a familiares, amigos, conhecidos. É perante situações de alugueres de casas particulares onde se encontram mais erros relativamente ao preço da renda. Valores abaixo e acima da média do mercado que fazem com que os arrendamentos não sejam seguros nem rentáveis.

Pois se o preço estiver abaixo da média com certeza que o proprietário irá encontrar um inquilino, mas a rentabilidade será muito baixa. Quanto ao preço acima da média do aluguer ou acima do 35% dos rendimentos mensais de uma família a taxa de esforço para pagar a mensalidade será muito maior e aí aparecem os riscos de existirem atrasos e incumprimentos nos pagamentos da renda, além de ficar sujeito a arrendamentos de curta duração e períodos alongados de uma casa vaga.

Se o proprietário estabelecer um preço técnico do apartamento certo e conforme a situação do mercado do arrendamento no momento de arrendar a casa, conseguirá que o aluguer da sua casa seja mais fácil e demore menos tempo a encontrar o inquilino ideal. Com um preço ajustado à realidade do mercado de arrendamento, o arrendatário, provavelmente, queira renovar o contrato por mais tempo. Por fim, com o preço devidamente afixado, a garantia de ter a renda na conta todos os meses é aumenta.

Os desajustes dos preços ocorrem devido a fatores pelos que influenciam o locador quando coloca a casa no mercado do arrendamento. Por exemplo, o valor da hipoteca da casa onde moram, opiniões de conhecidos, os sentimentos que têm com o imóvel que vão dar em arrendamento ou pelo dinheiro que precisam ou querem obter naquele momento. Por isso, na Aluga Seguro os nossos profissionais serão os encarregados de fazer o estudo da situação do mercado na zona do imóvel do proprietário, tendo em conta as caraterísticas do mesmo e a oferta concorrente. Oferecendo assim a garantia de um preço ajustado conforme a realidade atual do mercado.

 

 

Personalização do imóvel

Para além dos erros nos valores da renda, existem erros no que diz respeito à promoção e anúncio do imóvel que tornam o aluguer mais difícil.

Promover fotografias de um imóvel completamente personalizado (fotografias de outras pessoas, objetos pessoais) faz com que o inquilino não se consiga imaginar a viver nessa casa. Por isso, é importante despersonalizar o apartamento. Desta forma o inventário fotográfico que vai ser colocado nos portais imobiliários irá mostrar um apartamento mais atrativo para quem está à procura de uma casa para alugar.

Arrendamento particular

Embora pareça mais rápido e simples, a realidade é que não é bem assim. Pelo contrário. Um arrendamento particular, além de trazer mais riscos para o proprietário quanto à renda, tempo que a casa fica vaga, curta duração do contrato, faz com que muitas vezes os proprietários não saibam como colocar a casa no mercado. Fazendo anúncios de pouca qualidade ou promoções que não salientam os pontos mais fortes do imóvel, sem conseguir fazer uma boa promoção da casa.

Ainda, no arrendamento particular o proprietário também costuma a errar nos passos legais que devem ser realizados para poder arrendar a casa. Eis, mais uma razão pela qual alugar o imóvel torna-se numa operação complicada.

Aluga Seguro

Na Aluga Seguro fazemos com que o arrendamento profissional e legal seja um processo simples, rápido e seguro. Protegemos ao proprietário garantindo-lhe a cobrança pontual da renda ao dia 5 de cada mês, uma taxa de incumprimentos de 0% e a escolha do inquilino perfeito. Também, ajudamos ao proprietário a evitar estes erros que hoje expusemos, ajudando-o no estabelecimento do preço certo da renda, na promoção do imóvel com uma reportagem fotográfica que irá destacar os pontos mais fortes do apartamento, colocando-o nos principais portais imobiliários. Por fim, os nossos especialistas serão os encarregados de redigir o contrato de arrendamento conforme o estipulado no Novo Regime do Arrendamento Urbano e o Código Civil. Ficando ao seu dispor para qualquer dúvida em relação a qualquer uma das partes do processo de arrendamento. Mediamos durante a duração do contrato de arrendamento com uma assessoria personalizada. Contacte-nos!





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!