O que é necessário para alugar um imóvel?



Uma das partes mais importantes do procedimento de alugar um apartamento são os documentos que verificam a aptidão e que as condições fiscais do imóvel estão ao corrente. No artigo qual o procedimento para alugar um apartamento? Já tínhamos resumido quais os documentos necessários para alugar um apartamento se for proprietário (licença de habitação, a certidão de teor, a caderneta predial urbana e o certificado energético).

Nesta publicação de hoje informamos de qual a documentação que o inquilino deve preparar para alugar um apartamento. Fique atento!

Documentação pessoal

Para alugar um apartamento, para concorrer entre os candidatos que queiram arrendar a mesma casa que você para a assinar o contrato, deverá identificar-se ao longo do procedimento. O proprietário certamente quererá conhecer o seu futuro arrendatário. Desta maneira, para poder assinar o seu contrato de arrendamento na casa que gosta, o inquilino tem de apresentar o Cartão de Cidadão (CC) ou passaporte.

Mas não só, também deverá acrescentar a documentação pessoal de todos aqueles que forem viver na casa que o inquilino vai alugar se elas atingiram a maioridade legal pois deverão aparecer no contrato de arrendamento. Por exemplo, se umas famílias com duas crianças apenas os pais têm de apresentar a documentação pessoal para o contrato de arrendamento. Mas, se a casa vai ser arrendada por um grupo de colegas, todos eles devem acrescentar a documentação pessoal no momento da assinatura do contrato de aluguer do apartamento.

 

 

Referências

Se já viveu de arrendamento no passado e foi um bom arrendatário, não se preocupe com nada. Caso contrário, certamente o proprietário queira pedir referências aos seus anteriores senhorios de como correu o aluguer.

Quanto às perguntas mais habituais, encontram-se: Quanto tempo permaneceu na habitação, se é cumpriu com os pagamentos todos das rendas mensais; se houve algum atraso das mesmas. Ainda o seu arrendador também pode ser que lhe peça documentos sobre a sua situação económica, ou seja, comprovativos dos seus rendimentos mensais, para verificar que o inquilino pode assumir o valor da renda.

Neste aspeto, na Aluga Seguro realizamos um estudo de solvência económica aos inquilinos que queiram arrendar connosco. O nosso departamento de riscos irá avaliar a situação económica atual do candidato.

Documentação laboral

Outra das questões que o arrendador que aluga o apartamento de forma particular costuma a querer saber tem a ver com a situação laboral do inquilino. “Estuda ou trabalha? Ou está no desemprego?” “Pode assumir o valor da renda?”.

Os proprietários antes de arrendar devem ter a segurança de que vão receber a sua renda no fim do mês e que não haverá incumprimentos no pagamento do arrendamento. O senhorio certamente irá solicitar ao locatário o recibo de vencimento e pode ser que queira pedir os comprovativos de movimentos bancários dos últimos meses com o objetivo de analisar a viabilidade económica face ao arrendamento da habitação.  

Se o inquilino for estudante, com toda a certeza que o locador vai pedir a mesma documentação. Neste caso, serão os pais os que irão apresentar estes papeis e assumir os pagamentos do aluguer, pois o estudante provavelmente não trabalhe ou não tenha rendimentos que cheguem para assumir o valor da renda.

O que deve pedir o inquilino?

Uma das coisas mais importantes que o inquilino deve ter em conta antes de arrendar a casa é que possua as condições mínimas de habitabilidade e salubridade exigidas por lei. Pode solicitar no momento da assinatura a licença de habitação ao arrendador para verificar que está em vigor. Também, pode pedir-lhe o certificado de eficiência energética, mas se não o pedir saiba que é obrigatório tê-lo se o proprietário quiser arrendar o apartamento. Por fim, não se esqueça de ler bem as clausulas todas do contrato de arrendamento. Se o precisar peça ajuda a profissionais do sector.

Na Aluga Seguro mediamos durante todo o arrendamento para oferecer um contrato de arrendamento e um aluguer de apartamento 100% legal e com os preços das rendas ajustados à situação atual do mercado da zona do imóvel. Seja proprietário, seja inquilino, ligue-nos para 808 780 780 ou escreva para info@alugaseguro.pt. Também pode falar connosco nossas redes sociais FacebookTwitterLinkedIn. Um agente da Aluga Seguro espera pelas suas dúvidas!





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!