Como saber o valor real de um imóvel?



Se está a pensar em arrendar o seu imóvel e não sabe como definir o preço técnico da sua casa para arrendar, há conselhos que já lhe tínhamos dado em artigos anteriores, mas o melhor será sempre deixar este trabalho nas mãos de especialistas que garantam o verdadeiro valor do imóvel. Mesmo assim, se ainda preferir estabelecer o preço de arrendamento pela sua conta, neste artigo encontrará os passos ideais e seguros para definir o valor real e poder, desta maneira, obter a rentabilidade desejada, encontrando os inquilinos que possam assumir esta renda em menos tempo daquele que pensou.

Preço técnico

No momento de arrendar um imóvel aquilo que definirá o sucesso da operação é o preço da renda. Afixá-lo de forma correta não é tarefa simples. Há muitos requisitos a ter em conta para o fazer devidamente. Na Aluga Seguro trabalhamos com a nossa expressão própria «preço técnico». Este valor acontece quando se cruzam a oferta e a procura excluindo o bónus de risco, este bónus de risco sucede quando o proprietário aumenta o preço da renda apenas pelas suas necessidades financeiras ou pelo medo de incumprimentos no pagamento da mesma.  

Na verdade, é que se o senhorio aplicar um preço acima do preço técnico irá demorar muito mais tempo em arrendar o imóvel. Nestas situações a duração dos arrendamentos são curtos, existindo muitos mais períodos de tempo onde a casa fica vaga ou onde o senhorio tem um inquilino incumpridor nela.

Mas com uma renda estabelecida conforme o preço técnico, o proprietário conseguirá que o imóvel seja arrendado em pouco tempo (15 dias) e que o inquilino renove por mais tempo o contrato. Desta forma, graças ao preço técnico o locador irá usufruir de um pagamento garantido da renda, maximizando a rentabilidade.

 

 

Que fatores determinam o preço do seu imóvel?

Para estabelecer o preço de arrendamento de um imóvel, recomendamos ao proprietário basear-se em quatro requisitos que irão definir o preço técnico:

Mercado

O principal ponto de referência a ter em conta é a situação do mercado. Conhecer os preços médios da zona onde se encontra o imóvel bem como a tipologia e as caraterísticas, são informações que o senhorio há de conhecer antes de estabelecer o preço. Isso sim, na Aluga Seguro recomendamos não colocar nunca as necessidades financeiras pessoais acima da realidade do mercado. Isto apenas trará desajustes nos valores e situações que já falamos em parágrafos anteriores (tempo de duração do contrato, casa vaga, inquilinos incumpridores).

Zona

O bairro, cidade, freguesia, concelho onde estiver localizada a casa é um dos fatores que irá determinar em que lugar da escala de valores o proprietário deverá estabelecer o preço. Segundo o sítio onde se encontrar, o valor será diferente, por exemplo, não é o mesmo um imóvel no centro de Lisboa do que um na periferia da capital.

Estado e caraterísticas do imóvel  

Um apartamento recém remodelado, pintado, etc., sempre faz com que ganhe mais valor. Ainda, se o despersonalizar, retirando todos os objetos pessoais e limpando-o, deixando nele apenas o essencial, serão ações que o futuro arrendatário irá agradecer.

Concorrência

Os imóveis localizados nas zonas com um parque habitacional ou condomínios semelhantes e que estejam disponíveis, terão de ajustar o preço que têm no momento em que a oferta baixe. É perante estas situações onde a oferta contribui para a definição do preço técnico.

 

O que não deve influenciar o preço?

Valor da sua hipoteca

Há proprietários que erram ao querer pagar a sua nova hipoteca com a renda do arrendamento. O senhorio nunca deve estabelecer o preço em função das suas necessidades económicas. Por isso deverá ter em conta a realidade do mercado da área da sua casa.

As opiniões dos vizinhos

Entre proprietários costuma haver frases do estilo “o meu vizinho disse-me que o arrendou por mais dinheiro”. Na prática, opiniões destas, não garantem nada. O objetivo do proprietário tem de ser arrendar a casa de forma rápida, segura e conseguindo a maior rentabilidade. Se colocar o preço do imóvel segundo as opiniões dos vizinhos ou conhecidos, apenas conseguirá arrendamentos de curta duração e o risco de encontrar um inquilino que num futuro se torne num incumpridor devido ao preço muito elevado acima da média de arrendamento da zona. Perdendo qualquer rentabilidade.

Os seus sentimentos

Ter um carinho enorme pelo imóvel não é razão suficiente para estabelecer um preço elevado. Ao determinar um preço técnico, para além de o conseguir arrendar, dará com o inquilino cumpridor no pagamento mensal.

O dinheiro que precisa

Se colocou a sua casa no mercado de arrendamento habitacional depois de ter feito contas das despesas e gastos atuais que o proprietário tem a pensar «arrendo a casa e a renda ajuda-me a pagar isto ou aquilo» Erro! Porque? Estabelecer o preço da renda para obter rentabilidade imediatamente, fará com que o senhorio coloque o valor da receita mensal num preço muito acima da média e então demorará ainda mais tempo a arrendá-la, sendo que o proprietário poderá ser alvo de incumprimentos no pagamento mensal ou fazendo com que a casa fique vaga por muito tempo.

Desde a Aluga Seguro recomendamos, perante casos financeiros, consultar sempre os profissionais do sector do arrendamento. Nós ajudaremos o senhorio, oferecendo-lhe sempre todas as garantias e segurança para que arrende a casa descansado com a cobrança da renda a horas e uma taxa de incumprimentos de 0%. 





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!