Motivos para arrendar um imóvel



Se tem um imóvel devoluto, esta pode ser uma boa oportunidade para a rentabilizar. Venha conhecer as principais razões para alugar a sua casa.

O mercado do arrendamento é um dos que tem, nos últimos anos, sofrido algumas melhorias. Estas não se devem apenas a uma menor oferta, que motiva uma procura mais intensa; mas também ao facto de se ter criado uma cultura de turismo ancorada nos arrendamentos de curto prazo.

Mesmo na atualidade, com um cenário de pandemia globalizado, o arrendamento continua a apresentar-se como uma boa opção para quem quer garantir que rendimentos dos seus imóveis devolutos.

Aproveitar um imóvel desocupado e rentabilizá-lo, seja com um aluguer de curta duração ou de longa duração, é um processo que pode apresentar vantagens para os senhorios.

Hoje, apresentamos algumas das razões pelas quais poderá querer arrendar a sua casa.

 

Oferta e procura

Num cenário onde a crise pandémica veio afetar o sector turístico, muitos foram os proprietários que decidiram transitar para o arrendamento habitacional. Neste sentido, sector imobiliário do arrendamento foi um dos menos afetados pela crise. 

Com uma oferta escassa e muita vezes insuficiente, o mercado do arrendamento conta com uma procura intensa, por parte de várias pessoas que não querem comprometer-se com a compra e necessitam de habitação.

Assim, principalmente se o seu imóvel se encontrar numa das principais cidades portuguesas ou nos seus arredores, pode conseguir retirar uma renda rentável do seu arrendamento. O valor da renda deverá ter sido estabelecido após ter realizado uma análise da situação em que se encontra o mercado de arrendamento e analisado a concorrência. Lembre-se que uma renda certa e justa consoante à situação do mercado do arrendamento, fará com que o inquilino possa pagar a renda sem uma taxa de esforço de pagamento demasiado elevada.

Avaliação e seleção do inquilino

Devido à procura de habitações para arrendar, arrendando o imóvel, o proprietário terá a possibilidade de avaliar o perfil de vários inquilinos e garantir, dentro dos possíveis, que o imóvel ficará entregue a uma pessoa de confiança.

Antes de selecionar os inquilinos, é importante que tenha em consideração alguns documentos tais como comprovativos da viabilidade financeira (os últimos recibos ou a mais recente declaração de IRS) e poderá, também, pedir referências de senhorios anteriores.

Recomenda-se ainda que coloque alguns termos de arrendamento, como a entrega de uma caução e/ou a apresentação de fiadores.

No entanto, lembre-se que na Aluga Seguro protegemos o proprietário de atrasos e incumprimentos durante o arrendamento. Detemos uma taxa de incumprimentos de 0%, graças ao nosso sistema de gestão de rendas.  

Contrato ao abrigo do Novo Regime do Arrendamento Urbano

A lei portuguesa oferece proteção quer aos inquilinos quer aos senhorios, sendo obrigatório que para arrendar o imóvel é necessário formalizar um contrato de arrendamento.

Perante este documento, em caso de incumprimentos do inquilino, o proprietário estará jurídica e legalmente protegido, podendo, segundo os termos legais, acionar uma ação de despejo se os incumprimentos do inquilino forem constantes e forem mais além do pagamento da renda (por exemplo, não assumir gastos ou despesas que corram pela sua conta bem como custos de obras que tenha que assumir).

Casas habitadas, menos deterioração

No caso de a sua habitação estar vazia, pode acontecer que comece a deteriorar-se, já que algumas estruturas, incluindo a canalização e os sistemas elétricos, costumam sofrer mais danos quando não são utilizados durante longos períodos de tempo.

Além disso, um eventual inquilino cumpridor e responsável, ao morar lá irá realizar a manutenção básica da casa.

Rentabilidade ao longo prazo

Levando ao cabo um arrendamento ao longo prazo do seu imóvel, todos os meses terá um valor de rendimento fixo. Um rendimento que poderá ajudar ao proprietário a gozar de uma vida mais estável e confortável.

Na Aluga Seguro garantimos um arrendamento habitacional com a máxima segurança para o proprietário e com imóveis em ótimas condições para os potenciais inquilinos: cobrança pontual ao dia 5 de cada mês, seleção do inquilino perfeito e uma taxa de incumprimentos de 0%. O Ano Novo está quase a chegar, comece o 2022 a usufruir das melhores garantias do arrendamento habitacional em Portugal.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!