Benefícios de um arrendamento profissional e responsável



Quando chega o momento de arrendar é importantíssimo tanto para o proprietário como para o inquilino ter garantias e segurança, mas como se conseguem? Quem é que oferece garantias hoje em dia? Fácil: os profissionais do sector do arrendamento que gerem da forma mais segura e rentável o parque de habitações para arrendar. Se ainda não sabe como isto funciona ou o que significa, a Aluga Seguro dá-lhe uma série de razões para que decida recorrer a estes profissionais se quiser colocar o seu imóvel para arrendar ou se anda a procura de casa e tem medo dos arrendamentos sujeitos a acordos verbais.   

Porque o proprietário deve pedir ajuda a um profissional para arrendar o seu imóvel?

 

1. Seleção do inquilino

O profissional faz o trabalho todo: procura o inquilino e mostra-lhe a casa. Como proprietário não se terá de preocupar com o agendamento das visitas para mostrar o imóvel. Ainda, o profissional far-lhe-á ao inquilino um estudo de solvência que irá garantir que as pessoas que forem residir no seu imóvel sejam idóneas.   

2. Garantia de cobrança e incumprimentos 0%

Ter segurança durante o arrendamento é o sentimento mais desejado pelo proprietário, ou seja, ter a tranquilidade de saber que vai cobrar a renda e que vão tratar bem do seu imóvel. Eis a razão pela qual é necessário estudar cada um dos potenciais inquilinos, fiáveis e solventes. Desta forma, o senhorio apenas terá de se focar em assinar o contrato com o inquilino. Por exemplo, connosco os proprietários recebem as suas rendas no dia 5 de cada mês. Também, gozamos de um 0% de incumprimentos.

3. Aconselhamento jurídico

O profissional também é o encarregado de elaborar o contrato de arrendamento, sempre conforme o estipulado no NRAU (Novo Regime de Arrendamento Urbano) e o Código Civil, gerindo ao mesmo tempo o processo de assinatura e entrega de chaves. Além do mais, assessora aos clientes e age como mediador neutral entre senhorio e arrendatário no caso de existirem desacordos. Por exemplo, irá resolver questões tais como: quem paga uma avaria, atualizações de rendas, alguém dos dois não cumpre com os seus direitos ou obrigações, etc.  

4. Arrendamento rápido e seguro

Graças a uma boa promoção dos imóveis os prazos agilizam-se e reduzem-se. No nosso caso quebramos os prazos da média nacional pois arrendamos em apenas 25 dias.

Segundo a nosso estudo da situação do mercado de arrendamento em Portugal em 2021, nas zonas mais caras, o tempo que uma habitação demora a ser arrendada ultrapassa os três meses, enquanto nos lugares onde os preços estão mais ajustados à realidade das famílias permanece no mercado até ser arrendado demora-se muito pouco tempo a encontrar um inquilino. Em Lisboa, em média, são necessários 86 dias para arrendar o imóvel, mas em zonas como Azambuja 28 dias, Sobral de Monte Agraço 33 dias ou Alenquer 39 dias os prazos são muito inferiores. Já no Porto são necessários 85 dias, enquanto nos municípios à sua volta como Valongo ou Trofa são necessários 35 dias e 40 dias, respetivamente.

*Confira os pormenores da nossa Radiografia do Mercado de Arrendamento em Portugal 2021 aqui.

 

 

Porque um inquilino deve recorrer a um profissional na procura de casa?

 

1. A melhor oferta imobiliária

Atualmente há inúmeras plataformas online para procurar apartamento online onde a pessoa que queira arrendar poderá visualizar milhares de anúncios de imóveis com muitas caraterísticas diferentes o que pode gerar alguma confusão e dificuldade para encontrar a casa certa. Por isso, o profissional ajudá-lo-á a encontrar a habitação que melhor se adeque às suas necessidades e preferências. Além disso, será indispensável que a empresa onde for pedir ajuda tenha todos os seus imóveis publicados nos portais imobiliários mais importantes.  

2. Arrendamentos mais baratos

As empresas especializadas no arrendamento oferecem a melhor relação qualidade/preço em cada zona.

3. Imóveis em boas condições

Nem tudo se pode arrendar. Cada imóvel que é gerido tem de ser revisto minuciosamente antes de ser arrendado para ter a certeza absoluta de que o imóvel cumpre os critérios de idoneidade (fornecimentos essenciais aderidos -água, eletricidade e gás-, um ótimo estado de manutenção do imóvel...).

4. Profissionalismo no tratamento de dados

Não há melhor que uma empresa profissional para poder apresentar a documentação necessária para arrendar uma habitação sem medo e sem receios de uma má utilização dos seus dados pessoais. A informação tem de ser tratada de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD): segurança acima de tudo.

5. Presentes na assinatura do contrato

O profissional também deverá estar ao seu lado no momento da assinatura do contrato para lhe informar e assessorar perante qualquer dúvida que lhe possa surgir quanto às cláusulas, ou qualquer conceito que não entenda bem.

Chegou o momento de deixar para atrás os arrendamentos feitos por meio de uma rede de apoio ou através de conhecidos sem intermediação profissional e sob acordos de cavalheiros. Está na hora de apostar nos arrendamentos seguros, e geridos por profissionais que consigam oferecer soluções e garantias, reais e fiáveis, tanto para proprietários como para inquilinos.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!