Arrendar ou vender o imóvel?



Imagine que vive na sua casa há quinze anos. Mas agora devido à queda dos preços por causa da pandemia decide comprar um novo apartamento com características e condições diferentes.

Muda-se e deixa para trás a sua antiga casa, aquela onde certamente viveu momentos inesquecíveis. Surge então a questão sobre o que fazer com ela, pois um imóvel é sempre uma fonte de rendimento, se o ativo for bem tratado.

Desta forma, há duas opções para evitar que o imóvel que fique devoluto e sem rentabilidade. As soluções são: vender ou arrendar.

 

Mas por qual optar, perguntar-se-á o proprietário. Leia este artigo na íntegra. Explicamos quais são as vantagens perante uma situação em que o proprietário tenha duas casas e não saiba o que fazer com aquela que deixou desocupada e fechada.

Vantagens de colocar um apartamento para arrendar

Rentabilidade do imóvel

Embora a o mercado de arrendamento em Lisboa e no país esteja numa altura onde existem desajustes entre a oferta e a procura bem como nos valores das rendas em relação à verdadeira situação do mercado de arrendamento, arrendar o imóvel será sempre uma opção melhor daquela que a banca possa oferecer ao proprietário.

O tempo em que o imóvel permanece fechado diminui

Um imóvel no mercado de arrendamento permanece em promoção, em média, 86 dias, ou seja, cerca de três meses. Muito menos tempo daquilo que um imóvel à venda fica em promoção até ser vendido. Atualmente, devido à crise os rendimentos das famílias diminuíram, por isso, comprar casa tornou-se numa tarefa mais complicada do que arrendar.

Mesmo que haja valores de rendas que não deveriam ultrapassar o 35% dos rendimentos mensais de uma família, quem procura casa para viver e não possa comprar, irá optar pelo arrendamento. Ainda, este processo é menos complexo do que comprar. Por isso, o tempo em que a casa irá permanecer fechada também diminui bem como o risco de ocupantes ilegais virem a ocupá-la.

Custo de manutenção é menor

Tendo um apartamento arrendado ao inquilino perfeito, o imóvel estará sempre ocupado e, desta forma, a manutenção básica do mesmo estará sempre em dia. Com o imóvel alugado, evitar-se-ão períodos de tempo onde o imóvel fique devoluto a deteriorar-se. Por isso, a manutenção no arrendamento é mais baixa.

Já se a casa for colocada à venda e ficar mais de três meses devoluta, os riscos de deteriorações por causa de não utilizar certos equipamentos ou mobília aumentam. Sendo que o proprietário deverá remodelar antes da venda aquelas coisas que não funcionam se quiser revalorizar o imóvel.

Gestão mais simples

Vender um imóvel é um procedimento longo e de esforços elevados (encontrar o consultor imobiliário certo, a pessoa que valorize de forma adequada o seu apartamento, papelada…). No entanto, o arrendamento, embora seja também um processo complicado em termos saber como proceder, é muito mais simples logo que o proprietário conheça os pontos principais.

Se ainda tiver mais dúvidas sobre se é melhor arrendar ou comprar, pergunte-nos! Os nossos profissionais ficam ao seu dispor para lhe resolver as suas dúvidas!





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!