Prós e contras do arrendamento particular



Quando um proprietário considera arrendar o seu apartamento deve pensar, em primeiro lugar, qual é o tipo de arrendamento que deseja. Recorrer a profissionais do mercado de arrendamento de imóveis, alugar a casa pelo particular, ou seja, sendo que será o senhorio quem irá encarregar-se de todo o procedimento, se prefere um arrendamento para fins habitacionais, comerciais, turísticos, etc. Há muitas possibilidades, mas hoje analisamos os prós e contras do arrendamento pelo particular para fins habitacionais.

 

 

Prós do arrendamento particular

O proprietário resolve

O senhorio por si próprio, sem a ajuda de ninguém nem os conselhos de ninguém, será quem irá gerir todo o procedimento do arrendamento. Não será preciso contratar serviços imobiliários, nem honorários, nem ouvir opiniões dos outros, por isso pode ser que seja mais barato arrendar pelo particular. Existem portais imobiliários nos quais o senhorio poder promover o imóvel sem qualquer custo, apenas necessitará de se registar na plataforma ou no portal solicitado.

Ninguém influencia no valor da renda nem na seleção do inquilino

Arrendando por sua conta, o proprietário será quem decida o valor da renda. Ninguém irá interferir no preço que o senhorio queira estabelecer para o aluguer. Ainda, o dono da casa vai ser o encarregado de escolher a pessoa que quiser arrendar a casa.

Pode ser que o senhorio pense que não precisa de ajuda, pois talvez ninguém conheça o futuro inquilino melhor do que ele, seja por causa da confiança, relação de amizade, etc. Então no arrendamento particular, bem como no preço da renda, ninguém lhe irá impedir de arrendar a casa a uma pessoa da sua rede de apoio mesmo que não reúna as condições necessárias.

Desta forma, um dos prós do arrendamento pelo particular é que o proprietário poderá decidir aquilo que considerar que é a melhor opção para o seu arrendamento. Mesmo assim, este pensamento pode vir a ter inconvenientes, pois não há garantias de datas de arrendamento, carteiras de potenciais arrendatários, garantia de um preço ideal para o arrendamento, nem haverá fatores realistas que tenham sido tidos em conta.

Contras do arrendamento particular

Demasiado esforço e dedicação

Arrendar um apartamento não é tarefa simples. À primeira vista pode parecer muito fácil arrendá-lo, organizar e realizar as visitas com os potenciais inquilinos, conseguir elaborar um contrato de arrendamento, mas nem por isso. Na realidade, com um arrendamento profissional, tal como o que a Aluga Seguro oferece, os tempos diminuem, por exemplo, no momento de encontrar um inquilino.

Graças a um arrendamento profissional do seu imóvel, terá menos preocupações. Ainda, as visitas também são um fator que requerem muito esforço, dedicação e tempo, pois se o proprietário quiser um inquilino de sonho deverá atender todas as dúvidas e questões que possam surgir ao futuro arrendatário no momento da visita. Por isso, outra das vantagens de um arrendamento profissional é que os especialistas serão os encarregados deste processo bem como de todos aqueles que envolvem o aluguer da casa.

Problemas com a legislação

Quem arrenda pelo particular, e há anos que o faz, pode pensar que sabe como lidar com todas as situações que possam surgir durante o arrendamento, mas, pelo contrário, realizar um contrato de arrendamento ao abrigo do Novo Regime de Arrendamento Urbano e do Código Civil é muito mais complexo daquilo que parece e não proceder bem neste sentido, pode prejudicar o proprietário, deixando-o sem proteção jurídica perante quaisquer conflitos que possam vir a surgir com o arrendatário.

Elaborar um contrato de arrendamento vai muito mais além de alterar a identificação de ambas as partes e o valor da renda. Na Aluga Seguro, o nosso gabinete jurídico será o encarregado de redigir o documento de cedência de temporária do imóvel mediante retribuição mensal, deixando bem assentes cada uma das cláusulas de acordo com o estipulado no NRAU e CC.

Mais vale prevenir do que remediar

Desta forma, podemos concluir que mesmo que recorrer aos profissionais tenha um custo económico, será sempre uma opção melhor do que arriscar e arrendar a sua casa a quem parecia uma boa pessoa sem saber se tem a capacidade financeira necessária para lidar com o pagamento mensal da renda durante o tempo que durar o arrendamento.

Na Aluga Seguro acompanhamos o proprietário durante a duração do arrendamento, se ainda houver um caso excecional em que for necessário iniciar uma ação de despejo também seremos nós os encarregados de todos os trâmites judiciais e extrajudiciais. Se ainda não conhece os nossos serviços, fale connosco!





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!