Diz-me como é o teu imóvel e dir-te-ei como serão os teus inquilinos



Apartamentos, moradias, com mais superfície ou com menos... existem inúmeros imóveis no país prontos para ser arrendados. Quase tantos como inquilinos à procura de casa. Contudo, o candidato poderá ou não encaixar no imóvel do senhorio. Isto irá depender da capacidade financeira de pagamento do inquilino e aquilo que desejar, o período de tempo pelo qual queira arrendar o imóvel ou certas características que o apartamento possa ter.

Se o imóvel do proprietário for, por exemplo, um loft localizado no centro da cidade de Lisboa, recém remodelado, moderno, com uma superfície pequena, aproximadamente, 40 m2 certamente o perfil de inquilino que irá alugar este tipo de residência será uma pessoa solteira e jovem ou duas pessoas que queiram viver juntas. Mas, se a habitação do locador for uma moradia/apartamento com piscina e de tipologia T3-T4 localizado aos arredores da capital portuguesa, o perfil de arrendatário muda. Pois os candidatos mais interessados serão, provavelmente, famílias.

 

 

Mesmo assim, sempre será complicado para o senhorio adivinhar qual é o perfil de inquilino exato que encaixa no seu imóvel, é difícil encontrar o inquilino perfeito. Se o proprietário estiver preocupado com o facto de a sua casa não vir a encaixar com aquilo que o inquilino procura, desde a Aluga Seguro aconselhamos pedir ajuda a profissionais especializados na área do arrendamento. Nomeadamente, na Aluga Seguro ajudamos o proprietário logo de início a encontrar o melhor inquilino entre todos os candidatos.

Connosco o locador não se terá de preocupar com as visitas da casa, nem com o agendamento das mesmas para ensinar a casa aos potenciais inquilinos, pois seremos nós os encarregados deste processo. Mais uma preocupação que poupa o proprietário com os serviços que a Aluga Seguro oferece.

Regressando ao título do artigo, recomendamos ao senhorio tornar o seu ativo imobiliário num apartamento atrativo. Levando a cabo uma correta manutenção e conservação do imóvel (limpeza, mobília num estado ótimo, despersonalização da casa...). Desta forma, ficará mais fácil para os futuros inquilinos imaginarem-se a viver na casa para arrendar.

Também, é necessário saber se a casa vai ser arrendada com mobília ou sem mobília. Neste artigo do nosso blog: «Vantagens de arrendar um apartamento mobilado», resolvemos as dúvidas acerca desta questão. Seja qual for a opção que escolher o proprietário, irá atrair um perfil de inquilino ou outro. Por exemplo, ficará mais fácil para uma família com rendimentos mais altos alugar uma casa sem mobília do que para um jovem que tenha acabado de sair da casa dos pais.

Na Aluga Seguro relembramos ao proprietário ter os serviços de fornecimento básicos contratados aquando decidir colocar o seu ativo no mercado de arrendamento bem como o certificado energético emitido pela Agência para a energia (ADENE).

Se o seu apartamento estiver bem tratado, for confortável e estiver devidamente formalizado, isto é, conforme a legislação em vigor em matéria do arrendamento, ficará mais fácil para o senhorio encontrar inquilinos que tratem da casa, como se fosse deles, sentindo-se os arrendatários confortáveis nela e desejando ficar por muito mais tempo na casa daquele que foi estipulado no contrato de arrendamento.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!