Dicas para poupar na fatura da Luz durante o inverno



Ainda em estação outonal, mas com o inverno a chegar são muitos os que se perguntam o que fazer para poupar na fatura da luz, pois os dados divulgados em novembro pelo Eurostat, organismo estatístico europeu, indicaram que 17,5% dos portugueses não conseguem manter o calor na sua casa face às baixas temperaturas, seja por causa das dificuldades para pagar as elevadas faturas da luz ou porque vivem em imóveis que carecem de um isolamento térmico adequado.

Por isso, hoje trazemos quatro dicas para ajudá-lo a manter a sua casa quente, evitando um preço muito elevado na fatura da luz. Fique atento a este artigo. Começamos!

 

 

Contrate a tarifa e potência mais adequadas aos seus horários de consumo

Antes de mais nada, é importante entender aquilo que tem contratado atualmente (potência kVA, tarifa kWh/h ou preço/dia). Como já sabe em Portugal existem três tipos de tarifas oferecidas pelas companhias: tarifa simples, bi-horária ou tri-horária, cujo preço varia segundo as horas e dias de consumo.

Por isso, para começar a poupar na fatura da luz durante o inverno, época do ano em que irá usar mais aparelhos ou sistemas de aquecimento, é recomendável fazer uma análise do consumo de eletricidade quotidiano para começar a poupar nos serviços contratados. Pois pode ser que encontre uma mais adequada ao seu consumo.

Desta forma, relativamente à eletricidade se contratar a tarifa simples não se terá de preocupar com as horas onde pode consumir mais ou menos eletricidade, pois o preço é o mesmo durante as 24 horas do dia. Já com uma tarifa bi-horária ou tri-horária, como foi acima descrito, o preço varia segundo o ciclo horário contratado. Há dois tipos de ciclos horários: ciclo horário diário, onde preços mantem-se iguais durante o ano e ciclo horário semanal, onde os preços variam entre dias úteis, fins de semana e diferentes alturas do ano.

Assim, no ciclo horário diário da tarifa bi-horária terá de ficar atento às horas de vazio e fora de vazio, sendo que as horas de vazio o preço do consumo é mais baixo e nas horas fora de vazio o consumo é mais elevado. Se contratar uma tarifa bi-horária de ciclo horário semanal deverá ficar atento às variações de preços e horas de vazio e fora de vazio durante os dias úteis, fins de semana e a época do ano, inverno ou verão.

Já no ciclo diário tarifa tri-horária, há três faixas horárias de preços. Horas ponta, o consumo de eletricidade apresenta o preço mais elevado, horas cheias, o preço do consumo é médio, e tal como na bi-horária as horas de vazio, onde o consumo é o mais baixo das três faixas horárias. Se contratar ciclo diário semanal, tal como na bi-horária, deverá ficar atento às variações das horas ao longo dos dias da semana e épocas do ano. Contudo, esta é uma tarifa recomendável para empresas ou indústrias.

Para além de analisar o seu consumo de eletricidade e qual a tarifa mais vantajosa para si, se tiver sistemas de aquecimento a gás, por exemplo, um sistema de aquecimento central, pode optar por outra solução que pode vir a ser vantajosa para a poupança mensal se comparar devidamente entre as comercializadoras: contratar uma tarifa de Gás + Eletricidade. Talvez, a companhia ofereça descontos em contratos duais interessantes. Outra opção é ficar atento à época do ano, pois pode haver ofertas e descontos no momento de contratar, dependendo se se for inverno ou verão.

Reforçar o isolamento das janelas e portas

As partes principais de uma casa que garantem um isolamento térmico adequado são o telhado, as paredes, portas e janelas. Um isolamento inadequado de qualquer uma destas partes pode fazer com que o preço da fatura da luz aumente no fim do mês, pois o gasto de kWh para manter a casa aquecida será muito maior.

Contudo, o dinheiro empregado para reformar o telhado, as paredes ou trocar as janelas atuais por umas que isolem melhor, por exemplo umas de vidro duplo, pode ser elevado. Por isso, para que possa poupar na fatura da luz no fim do mês, aconselhamos reforçar as partes das janelas e portas por onde possa entrar vento. No caso das portas, pode solucionar pequenas fugas de vento colocando rolos de porta feitos em poliéster ou algodão. Já no caso das janelas, pode optar por colocar ao redor do caixilho fitas de calafetagem ou de borracha adesiva, tubos de espuma, etc.

Por fim, se for inquilino e tiver infiltrações de água durante o inverno ou aparecerem humidades nas paredes, fale com o proprietário por se tratar de uma deterioração do imóvel.

Temperatura estável dos sistemas de climatização e aquecimento

Andar a ligar e apague sempre o aparelho que tiver (radiador a óleo, aquecedor a halogéneo, termoventilador…) ou o sistema de aquecimento cada vez que quiser aquecer a casa, não é boa ideia, nem muito menos abrir as janelas enquanto tiver estes sistemas ligados, pois estará a desperdiçar energia e calor.

Pode parecer um conselho muito básico, mas, às vezes, pode acontecer. Por isso, durante a utilização de sistemas de calor verifique que está tudo fechado e não há correntes de ar em casa.

Assim que tiver verificado que tem tudo fechado, outro conselho para não acrescentar o preço da fatura da luz é manter uma temperatura constante em todos os espaços da casa ou no que passar mais tempo. É preferível manter uma temperatura estável a estar sempre a acender e apagar. Neste sentido, a temperatura ideal seria entre 20ºC e 25ºc.

Quando se for deitar, não se esqueça de desligar o sistema de aquecimento. Se quiser pode manter a temperatura constante e assim logo de manhã não será preciso voltar a ligá-lo e evitará gasto de energia. Mas se a cama tiver cobertores suficientes, pode aproveitar e dar descanso ao aparelho e à tarifa contratada.

Ainda, se tiver um sistema de aquecimento central, saiba que existem controladores que regulam de forma automática o funcionamento e a temperatura. Se usar aparelhos de aquecimento de ligação elétrica, também existem tomadas programáveis para acender e apagar de forma automática estes aparelhos.

Roupa de casa

Contratar a potência e a tarifa mais adequada aos seus horários, reforçar o isolamento de portas e janelas e manter uma temperatura estável são ações que com certeza ajudarão a reduzir o preço da fatura mensal da luz. Pois o esforço dos aparelhos para aquecer e manter o calor na casa será menor. Contudo, estas medidas para diminuir o preço da fatura não serão efetivas se os residentes não se abrigarem devidamente.

Ter ao alcance roupa, mantas, cobertores, lençóis de um tecido capaz de suportar as temperaturas mais baixas será uma mais-valia para poupar energia. Neste sentido, a é um ótimo tecido para combater o frio. Ainda, um tapete é mais uma peça de roupa que pode ajudar durante o inverno.

Colocar um tapete de lã pode ser mais uma forma de sentir calor e cobrir o chão da casa, pois dependendo da tipologia do pavimento (em cerâmica, em madeira…) esta superfície pode tornar-se numa das mais frias do apartamento.

Neste artigo reunimos conselhos para poupar na fatura da luz. Recomendações básicas, mas que por vezes esquecemo-nos delas e que se forem analisadas ou relembradas podem ajudar de forma positiva ao fim do mês.

Se for proprietário lembre-se que um investimento em melhorar as condições da casa pode revalorizar o imóvel no momento de o colocar no mercado de arrendamento, se for inquilino antes de fazer qualquer remodelação peça autorização ao proprietário ou verifique a quem corresponde. Sem mais demora, até à próxima semana!  





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!