Como tirar o máximo proveito do seu apartamento para arrendar?



Muitos dos proprietários que têm uma casa para alugar, fazem-se esta pergunta: como posso tirar o máximo rendimento do meu imóvel para arrendar? Neste artigo explicamos-lhe tudo aquilo que precisa de saber para o conseguir.

Pequenas melhorias

Primeiro de tudo, comece por fazer pequenas melhorias, restauros ou obras que ajudem a potenciar o rendimento e o valor do seu apartamento prestes para entrar no mercado de arrendamento.

Por exemplo: uma camada de tinta, remodelar a casa de banho ou a cozinha, trocar ou arranjar certos eletrodomésticos (caldeiras, esquentadores, máquina de lavar louça...) ou até pequenos equipamentos, (micro-ondas, máquinas de café, frigideiras) caso os for deixar na casa claro.

Uma boa manutenção interior da casa com certeza irá revalorizar o seu apartamento, aumentando diretamente a sua rentabilidade e o interesse dos inquilinos por quererem arrendá-lo, diminuindo desta forma o tempo de procura do inquilino perfeito.

Por isso, antes de decidir arrendar a sua casa, lembre-se de verificar que tudo o que lá está e vai entregar ao inquilino (móveis, pequenos e grandes eletrodomésticos...)  juntamente com o imóvel em arrendamento, funciona adequadamente e se tiver mobília envelhecida ou pouco operacional, talvez seja o momento ideal para a renovar.

Cozinha

Existem duas opções. Primeira: se os móveis da cozinha apresentarem um aspeto muito antigo e não os quiser despejar porque operacionalmente ainda funcionam, pode adaptar esta divisão da melhor forma possível. Como? Pintar as paredes deste espaço da casa para lhe dar um ar novo, por vinis autocolantes decorativos nos móveis bem como aplicar um novo pavimento. Se achar que isto não é suficiente, a segunda e a melhor opção é fazer uma remodelação completa e renovar, de vez, todas as partes deste compartimento do apartamento (móveis e equipamentos da cozinha) fundamental para a alimentação das pessoas. Uma remodelação completa, além de dar um ar moderno e recente, irá melhorar ainda mais as condições de habitabilidade.

Casa de banho

Na casa de banho de uma casa para arrendar é mais do mesmo. A casa de banho compõe a divisão da casa básica para a higiene dos arrendatários. Por isso, é fundamental comprovar que as coisas essenciais funcionam: autoclismo da sanita, chuveiro, verificar os sistemas de aquecimento de água, móveis, por exemplo.

Sala, quartos e outras divisões

Por fim, não deixe para atrás a sala, os quartos e outras subdivisões que o apartamento inclua. Estes espaços podem estar completamente despersonalizados, arrumados, vagos, pode deixar os principais móveis (sofás, alguma estante, armário no caso da sala, camas). Na garagem e no terraço, por exemplo, certamente o inquilino queira adaptá-los à sua maneira.

Contudo, uma limpeza integral do apartamento inteiro é um trabalho que, sem dúvida, o inquilino irá agradecer ao senhorio e fará com que no fim do contrato queria entregá-lo no mesmo estado.

Além destas recomendações sobre as renovações ou pequenas reformas dos espaços da casa, aconselhamos que o imóvel para alugar tenha os serviços de fornecimento básicos já contratados e ao corrente. Desta forma, assim conseguirá agilizar os trâmites do processo de arrendamento. Logo que a casa seja arrendada o contrato destes serviços deverá ser alterado em nome do inquilino pois é a ele que corresponde pagar estas faturas.

 

Adaptar-se ao mercado

Outra forma de obter o mais alto rendimento do seu apartamento para arrendar é estabelecer o preço de renda certo. Isto é, afixar um valor de renda consoante a situação atual do mercado de arrendamento da zona do imóvel.

O facto de estabelecer corretamente o preço da renda irá definir o sucesso económico do imóvel arrendado. Mas a verdade é que é um exercício complexo. Sendo que se o senhorio define um preço inferior à média do mercado, será muito difícil atingir a rentabilidade desejada. Contudo, se afixar um preço acima da média do mercado, o proprietário corre o risco de atrasar o arrendamento da sua casa, demorando mais tempo a encontrar o inquilino por causa desse preço elevado. Além disso, um valor de renda acima da média do mercado pode fazer com que num futuro os inquilinos deixem de pagar a renda por não conseguirem assumir o preço pelo qual arrendaram a casa.

Para evitar situações destas (atrasos nas rendas, inquilinos incumpridores, demora de arrendamento) e conseguir definir o preço ideal da renda segundo a situação do mercado, tendo em conta as caraterísticas do teu imóvel e a área em que se encontra, recomendamos também consultar especialistas imobiliários. Na Aluga Seguro, logo na primeira visita ao seu imóvel os agentes imobiliários da Aluga Seguro ajudá-lo-ão a estabelecer o valor da renda certo após uma análise do mercado e das caraterísticas do imóvel.

Atualmente, em Portugal o nível de esforço económico das famílias é demasiado elevado. A taxa de esforço para viver numa casa arrendada está nos 50%, quando devia ser de 35%. Desde a Aluga Seguro, relembramos, que uma economia familiar saudável, é aquela que destina menos de 35% dos seus rendimentos para pagar o arrendamento. Eis a razão pela qual é importante estabelecer o valor de renda certo.

Inquilino perfeito

Ter o inquilino perfeito significa tranquilidade e rentabilidade, ou seja, um inquilino que, além de ser cumpridor no pagamento da renda, trate da casa do proprietário como se fosse dele e que queira renovar o contrato durante maior tempo possível.

Para escolher o inquilino perfeito para a sua habitação deve, primeiro de tudo, verificar e pedir-lhe os documentos de identidade, o seu contrato de trabalho, o seu recibo de vencimento, solicitar referencias aos seus senhorios anteriores bem como aplicar medidas preventivas, por exemplo, fazer um estudo financeiro aos potenciais inquilinos. Na Aluga Seguro, através do nosso scoring financeiro (análise de solvência económica do seu futuro inquilino), iremos avaliar e averiguar a capacidade de pagamento que o seu potencial arrendatário tem. Desta forma, iremos afastar da sua casa futuros inquilinos incumpridores.

Aluga Seguro

Proprietário esta mensagem é para si:

Na Aluga Seguro queremos ajudá-lo a obter a mais alta rentabilidade do seu imóvel oferecendo-lhe as melhores garantias. Connosco poderá usufruir de um arrendamento seguro e profissional com o inquilino perfeito no seu imóvel. Garantindo uma renda sempre na conta ao dia 5 de cada mês, mantendo os incumprimentos em 0%. Além disso, terá à sua disposição uma plataforma digital onde poderá acompanhar em qualquer momento e de forma imediata qualquer incidência que ocorra durante o arrendamento, consultar os documentos todos relacionados com o aluguer da casa e usar este aplicativo como uma plataforma de para se comunicar connosco ou com o inquilino.

Comece já a usufruir do seu arrendamento e de uma assessoria personalizada dos especialistas da Aluga Seguro. Quer ajuda para arrendar a sua casa? Contacte-nos!





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!