Como elaborar um inventário de equipamentos e mobília para o contrato de arrendamento?



Fala-se muito pouco de quão importante é realizar um inventário de bens que integram o imóvel arrendado na hora de alugar a casa. Elaborar este anexo para o contrato de arrendamento é fundamental para quem vai arrendar a casa mobilada e equipada. Mas como se faz um inventário completo? Qual o conteúdo que deve aparecer neste documento? Resolvemos as questões neste artigo.

 

 

O que é um inventário?                             

Primeiro de tudo, o que é um inventário? Um inventário é um documento de enumeração e descrição pormenorizada dos bens que pertencem a uma pessoa, empresa ou neste caso a um proprietário e o imóvel que cede de forma temporária ao inquilino através de uma renda mensal.

Desta forma, o inventário é um documento anexo ao contrato de arrendamento no qual irão aparecer qualquer equipamento ou bem móvel que foi arrendado com o apartamento ao inquilino. O objetivo desde documento é deixar por escrito tudo aquilo que foi entregue ao arrendatário durante a duração do contrato para evitar deteriorações desnecessárias ou furtos aquando da finalização do arrendamento.

No mercado de arrendamento de imóveis, o inquilino deverá devolver o imóvel nas mesmas condições em que foi alugado ao início. Isto quer dizer que qualquer objeto, equipamento, que foi entregue ao arrendatário com motivo do arrendamento terá de ser entregue de volta ao senhorio da mesma forma.

Se o proprietário deixou um micro-ondas operacional, não pode deixar o apartamento com um micro-ondas estragado. Se deixou três cadeiras, o inquilino não pode deixar uma cadeira quando sair da casa. Eis a razão pela qual é importante realizar um inventário de bens que integram o apartamento em anexo ao contrato de arrendamento, desta forma tudo ficou por escrito e no caso de furtos ou vastas deteriorações o proprietário poderá iniciar as reclamações necessárias.

Como deixar por escrito os bens que foram arrendados com o imóvel?

Tal como explicamos, este inventário completo e pormenorizado será uma medida de prevenção no arrendamento de apartamentos mobilados e equipados.

Para o redigir, o proprietário deverá proceder com calma, sem pressa, enumerando devidamente tudo aquilo que fica. Aconselhamos ao senhorio ir espaço por espaço. Por exemplo, recolha tudo o que fica na cozinha, vá depois à casa de banho, quartos, sala, etecetera. A descrição dos objetos e equipamentos também deverá ser minuciosa, ou seja, descreva a marca dos eletrodomésticos (máquina de roupa, loiça, fogões) e os modelos, características principais (faca de carne ou peixe, cadeiras de madeira, mesa de cabeceira com duas gavetas, etc).

Para completar ainda mais o inventário recomendamos acrescentar fotografias nítidas que mostrem o estado em que ficam cada um dos objetos.   

Pontos-chave para a elaboração de um inventário de bens do apartamento para arrendar

Para redigir um inventário correto e adequado o proprietário deverá ter em conta o seguinte:

  • O documento elaborado terá de ser um anexo do contrato de arrendamento
  • Terá de ser assinado por ambas as partes (proprietário e inquilino).
  • É recomendável incluir uma alínea que identifique os dados de ambas as partes bem como do imóvel em questão.
  • Por fim, também aconselhamos assinalar qualquer pequeno defeito que haja no imóvel.

Arrendamento seguro com profissionais imobiliários

Na Aluga Seguro sabemos quão importante é cada ponto do processo do arrendamento de imóveis, por isso os nossos especialistas deste sector imobiliário encarregam-se de analisar o mercado, promover o apartamento do proprietário, selecionar o inquilino perfeito, gerir as visitas e redigir o contrato de arrendamento, bem como a elaboração de um inventário pormenorizado se o senhorio alugar a casa mobilada.

Usufrua das máximas garantias durante o seu arrendamento, cobrança pontual ao dia 5 de cada mês e das novidades mais recentes da gestão de arrendamentos. Por meio da nossa Área Privada poderá realizar qualquer tramite à distância.

Contacte-nos!





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!