
05/11/2021
Fala-se muito pouco de quão importante é realizar um inventário de bens que integram o imóvel arrendado na hora de alugar a casa. Elaborar este anexo para o contrato de arrendamento é fundamental para quem vai arrendar a casa mobilada e equipada. Mas como se faz um inventário completo? Qual o conteúdo que deve aparecer neste documento? Resolvemos as questões neste artigo.

O que é um inventário?
Primeiro de tudo, o que é um inventário? Um inventário é um documento de enumeração e descrição pormenorizada dos bens que pertencem a uma pessoa, empresa ou neste caso a um proprietário e o imóvel que cede de forma temporária ao inquilino através de uma renda mensal.
Desta forma, o inventário é um documento anexo ao contrato de arrendamento no qual irão aparecer qualquer equipamento ou bem móvel que foi arrendado com o apartamento ao inquilino. O objetivo desde documento é deixar por escrito tudo aquilo que foi entregue ao arrendatário durante a duração do contrato para evitar deteriorações desnecessárias ou furtos aquando da finalização do arrendamento.
No mercado de arrendamento de imóveis, o inquilino deverá devolver o imóvel nas mesmas condições em que foi alugado ao início. Isto quer dizer que qualquer objeto, equipamento, que foi entregue ao arrendatário com motivo do arrendamento terá de ser entregue de volta ao senhorio da mesma forma.
Se o proprietário deixou um micro-ondas operacional, não pode deixar o apartamento com um micro-ondas estragado. Se deixou três cadeiras, o inquilino não pode deixar uma cadeira quando sair da casa. Eis a razão pela qual é importante realizar um inventário de bens que integram o apartamento em anexo ao contrato de arrendamento, desta forma tudo ficou por escrito e no caso de furtos ou vastas deteriorações o proprietário poderá iniciar as reclamações necessárias.
Como deixar por escrito os bens que foram arrendados com o imóvel?
Tal como explicamos, este inventário completo e pormenorizado será uma medida de prevenção no arrendamento de apartamentos mobilados e equipados.
Para o redigir, o proprietário deverá proceder com calma, sem pressa, enumerando devidamente tudo aquilo que fica. Aconselhamos ao senhorio ir espaço por espaço. Por exemplo, recolha tudo o que fica na cozinha, vá depois à casa de banho, quartos, sala, etecetera. A descrição dos objetos e equipamentos também deverá ser minuciosa, ou seja, descreva a marca dos eletrodomésticos (máquina de roupa, loiça, fogões) e os modelos, características principais (faca de carne ou peixe, cadeiras de madeira, mesa de cabeceira com duas gavetas, etc).
Para completar ainda mais o inventário recomendamos acrescentar fotografias nítidas que mostrem o estado em que ficam cada um dos objetos.
Pontos-chave para a elaboração de um inventário de bens do apartamento para arrendar
Para redigir um inventário correto e adequado o proprietário deverá ter em conta o seguinte:
- O documento elaborado terá de ser um anexo do contrato de arrendamento
- Terá de ser assinado por ambas as partes (proprietário e inquilino).
- É recomendável incluir uma alínea que identifique os dados de ambas as partes bem como do imóvel em questão.
- Por fim, também aconselhamos assinalar qualquer pequeno defeito que haja no imóvel.
Arrendamento seguro com profissionais imobiliários
Na Aluga Seguro sabemos quão importante é cada ponto do processo do arrendamento de imóveis, por isso os nossos especialistas deste sector imobiliário encarregam-se de analisar o mercado, promover o apartamento do proprietário, selecionar o inquilino perfeito, gerir as visitas e redigir o contrato de arrendamento, bem como a elaboração de um inventário pormenorizado se o senhorio alugar a casa mobilada.
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Como fazer um inventário de casa para arrendar com segurança jurídica
Elaborar um inventário de casa para arrendar é um passo essencial para garantir a proteção do imóvel e dos bens incluídos.
Este inventário deve listar detalhadamente todos os itens, desde mobiliário a eletrodomésticos, especificando marcas, quantidades e o estado de conservação.
Seja para um inventário de casas completas ou para um simples inventário de apartamento, é fundamental anexá-lo ao contrato de arrendamento e assiná-lo por ambas as partes.
Assim, qualquer litígio futuro poderá ser resolvido com base em documentação concreta e clara, salvaguardando os interesses do proprietário.
Como fazer contrato de arrendamento de quarto com inventário anexo
Se pretende arrendar apenas uma divisão da casa, é importante saber como fazer contrato de arrendamento de quarto com todas as formalidades legais.
Nestes casos, incluir um inventário apartamento detalhado também é recomendado, mesmo que o arrendamento se limite a um quarto.
Esse documento deve enumerar os bens e equipamentos presentes no espaço arrendado, protegendo ambas as partes em caso de danos ou desaparecimentos.
Além disso, saber quando iniciar contrato de arrendamento de quarto ajuda a cumprir a legislação e a garantir que o acordo começa com toda a informação necessária formalizada, promovendo um ambiente de confiança e responsabilidade.
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