Como alugar um imóvel?



Para alugar um imóvel, além de ter os documentos necessários e exigidos por lei (licença de habitação, caderneta predial urbana, certidão de teor, certificado energético, imposto de selo) para colocar a casa no mercado de arrendamento o proprietário deve ter em conta mais alguns passos para poder arrendar o imóvel e poder usufruir de um arrendamento seguro.

Às vezes, ter que tratar destes papéis todos e daqueles relativos às finanças bem como do documento que formaliza o arrendamento, ou seja, o contrato, faz com que muitas vezes o senhorio desista de alugar o imóvel pela via legal e o faça através da sua rede de conhecidos com os quais os arrendamentos realizam-se através de acordos verbais, aumentando assim os riscos de existirem problemas durante o arrendamento.

A Aluga Seguro tem o desafio de profissionalizar o mercado do arrendamento, por isso queremos esclarecer-lhe as dúvidas sobre procedimentos importantes para que possa desfrutar de um arrendamento tranquilo sem dores de cabeça. Fique atento a este post!

Como colocar o imóvel no mercado de arrendamento

Logo que tenha os documentos exigidos por lei acima indicados, já pode colocar o seu imóvel no mercado de arrendamento. Mas coloque-a no melhor estado possível. Mesmo assim, perguntar-se-á, como o faço?

Primeiro que tudo, prepare o imóvel. Se a casa precisar de alguma remodelação é o momento de a fazer. Examine minuciosamente os espaços com mais equipamentos e mobília do imóvel, por exemplo, as casas de banho ou a cozinha. Repare se as sanitas, as torneiras, as caldeiras, o fogão ou os equipamentos velhos funcionam adequadamente. Caso contrário, renove-os, está na altura de os trocar por uns novos. Também, se for necessário dar uma camada de tinta às paredes da casa, faça-o. Por fim evite problemas como infiltrações de água, humidades e mantenha-o limpo.

Emendar problemas destes antes de promover e anunciar a casa nos principais portais imobiliários, fará com que as condições da casa sejam ainda melhores e a tornará mais apetecível para o inquilino. Além de lhe poupar num futuro confusões por avarias ou danos com os quais se calhar não estava a contar. Uma casa ideal, tornará mais fácil o processo de dar com um inquilino que trate da casa como se fosse dele próprio. É um passo que pode ter custos ou esforços com os que não estava à espera, mas que, certamente, o ajudarão! Sobretudo, na relação com o arrendatário e na promoção do imóvel.

 

 

 

Em segundo lugar: Estabelecer o valor da renda. O preço médio dos arrendamentos tem aumentado devido ao desequilíbrio entre a oferta e a procura em Lisboa, Porto e Faro. Mas nem em todos os concelhos e municípios os preços são iguais. Desta forma, o valor de uma renda varia principalmente segundo à situação em que se encontre o mercado de aluguer na zona onde se localizar o imóvel.

Porém pareça fácil, é o passo mais complicado. Por isso é frequente recorrer aos profissionais do sector. Na Aluga Seguro o nosso agente irá aconselhar o proprietário neste passo bem como nos anteriores e seguintes.  

Em terceiro: Anuncie-o. Em Portugal existem diferentes portais imobiliários. Desde os mas conhecidos e completos até os mais segmentados (agências da sua freguesia, por exemplo). Desde a Aluga Seguro recomendamos publicar o anúncio do seu imóvel nos principais portais imobiliários do país, pois só desta forma conseguirá atingir um maior número de utilizadores e visualizações. Do mesmo modo, aconselhamos fazer um inventário fotográfico a rigor, assim conseguirá destacar os pontos mais fortes da casa e ficará com um backup do estado em que se encontrava no momento em que o imóvel foi arrendado.

Gestão das visitas. Marque na sua agenda os dias que melhor lhe convenham a si e ao inquilino. Evite visitas em cima da hora e acumulação das mesmas. Organize-as da melhor maneira possível e fique completamente ao dispor das dúvidas e perguntas que possam surgir ao inquilino. Lembre-se que uma boa comunicação será um pilar importantíssimo para erguer uma ótima relação durante o arrendamento.

Se precisar de ajuda neste aspeto e não se quiser preocupar com isto, ligue-nos. Com a Aluga Seguro não terá dores de cabeça durante a colocação do seu imóvel no mercado do arrendamento. Nós fazemos por si!   

Selecionar o candidato perfeito

Assim que tiver conhecido alguns dos candidatos para arrendar a sua casa. Analise-os. Peça comprovativos bancários para verificar os seus rendimentos mensais e para analisar se poderá assumir o valor da renda da sua casa. Também tenha em conta o seu recibo de vencimento e a sua situação laboral.  As aparências iludem, não se deixe enganar por elas.

Se quiser usufruir de um arrendamento seguro a seleção do inquilino será um ponto chave e nós ajudámo-lo. Na Aluga Seguro analisamos o perfil económico do inquilino que queira arrendar a sua casa por meio de um estudo de solvência económico-financeira. O nosso departamento de riscos irá avaliar o nível de risco da operação. Só aqueles que passem o estudo serão candidatos reais para alugar o seu apartamento. Deixe as preocupações para um lado. Por fim, iremos selecionar o mais adequado de acordo com as preferências do proprietário, ou seja, se o senhorio não quiser animais de estimação na sua casa para arrendar, não haverá inquilinos com cães, gatos ou furões.

Elaboração do contrato de arrendamento

Outra das partes mais complicadas do arrendamento, mas, sem dúvida, a mais importante de todas: o contrato de arrendamento. Este documento, ao qual escapam todos aqueles que arrendam de forma particular sob acordos verbais, é o que lhe vai dar proteção jurídica e legal perante quaisquer problemas que correspondam ao inquilino durante o aluguer do imóvel, quer incumprimentos no pagamento da renda, quer iniciar ação de despejo. Sem contrato não pode comprovar perante a justiça que arrendou a casa a um inquilino ou também não poderá demonstrar que aquilo que avariou é uma despesa que pertence ao arrendatário. Desta maneira, poderá usufruir de um arrendamento protegido pela legislação: NRAU e o Código Civil.

Por isso se não souber como o fazer, elaborar ou redigir, aconselhamos pedir apoio ou consultar a um advogado. No entanto, se o preferir, na Aluga Seguro também esclarecemos questões jurídicas ou obrigações correspondentes ao contrato de arrendamento e às obrigações legais quer do senhorio quer do inquilino.

Durante o aluguer

Quando tiver assinado o contrato de arrendamento, não se esqueça do inquilino. Mantenha uma boa relação e comunicação com ele. Se cumprir com as suas obrigações como proprietário, motivará o inquilino para cumprir com as dele. Apenas, desta maneira, acontecerá tudo naturalmente. Uma ótima relação e entendimento entre ambas as partes é fundamental para o sucesso do procedimento de arrendamento do imóvel.

Na Aluga Seguro, disponibilizamos uma plataforma chamada Área Privada. Por meio deste aplicativo, o proprietário e o inquilino poderão comunicar-se deixando registo por escrito das conversas e notificações, sempre com a supervisão dos nossos profissionais. Ainda nela, terão acesso a todos os documentos do arrendamento.

Na Aluga Seguro somos pioneiros na proteção a proprietários, garantindo a cobrança pontual da renda ao dia 5 de cada mês, uma taxa de incumprimentos no pagamento da renda de 0% e a escolha do inquilino solvente economicamente. Para mais informação sobre arrendamento em Lisboa, siga-nos nas nossas redes sociais:  FacebookTwitterLinkedIn ou ligue para 808 780 780.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!