A sua casa é idónea para arrendar?



Pierre Corneille, poeta e dramaturgo francês, criador da tragédia clássica francesa dizia que «a maneira de dar vale mais que o que se dá». Isto pode aplicar-se ao arrendamento de imóveis. Pois nem tudo vale quando chega o momento de alugar a casa a uma pessoa que o proprietário não conhece. Quanto melhores condições tiver um apartamento, mais facilidades terá o senhorio na hora de o arrendar.

O estado do imóvel é fundamental para determinar aspetos tão importantes como o preço técnico ou o tempo que o imóvel demorará a ser arrendado ou a encontrar o candidato ideal. Por isso, é de salientar a importância que tem arrendar um imóvel em completa consonância com o critério de idoneidade. Mas como saber se a sua casa reúne este requisito? Começamos!

 

 

Requisitos fundamentais

Na Aluga Seguro aconselhamos reunir no mínimo os seguintes três: serviços de fornecimento básicos contratados, ótimo estado de manutenção do imóvel (pintura, limpeza, mobília, caso o proprietário deixar alguma…), cozinhas mobiladas e equipadas.

Tendo a casa nas condições mínimas de salubridade e higiene adequadas, ou seja, de acordo com as exigências da legislação, fará com que o inquilino esteja à vontade e trate do apartamento como se fosse dele. Caso não reúna os requisitos fundamentais acima descritos, os riscos que o proprietário pode defrontar, aquando de colocar a casa no mercado de arrendamento, aumentam.

Desta maneira, o proprietário pode demorar mais tempo daquele que pensou a encontrar o inquilino, ficando o imóvel devoluto sem poder obter nenhuma rentabilidade e arriscando a lidar com um arrendatário que não era o desejado. Um inquilino indesejado é aquele que não cumpre com os seus direitos e deveres. Isto é, uma pessoa que não se irá preocupar com a manutenção ou o estado daquilo que lhe foi cedido com motivo do arrendamento da casa (equipamentos, mobília…) nem com o imóvel.

Outro perfil de arrendatário perante o qual o senhorio arrisca lidar é o incumpridor. Aquele que se calhar paga de forma pontual dois meses ou cinco, mas que o depois começa a atrasar o pagamento da renda, chegando a uma situação de incumprimento no pagamento da renda. Existem devedores profissionais que podem viver na casa do senhorio até dois anos sem pagar.

O proprietário fica exposto a estes riscos quando não se cumprem os requisitos acima descritos. Mas não só, pois o senhorio também arrisca que isto lhe suceda se não elaborar um contrato 100% legal conforme o Código Civil português e o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU). Eis a razão pela qual na Aluga Seguro recomendamos aos senhorios cumprir com os requisitos fundamentais e o critério de idoneidade e agir conforme aquilo que diz a legislação em vigor.

Porquê agir da forma correta?

Um imóvel que queira ser arrendado deve ser levado ser tratado como um negócio, como uma operação profissional. Uma operação que deverá ser gerida, mantida e aperfeiçoada ao longo do processo. Como qualquer outro bem, se não se fizer uma correta manutenção do mesmo, acabará por desvalorizar-se, ou seja, perderá valor ao longo dos anos, sendo então necessário realizar um esforço muito maior para atualizá-lo ou remodelá-lo.

Uma das melhores soluções que existe para evitar que o imóvel perca valor com o passar do tempo é ficar atento às pequenas incidências que possam ocorrer e que corram por conta do proprietário bem como aos detalhes que possam ser melhorados. Desta forma, executando uma correta conservação do imóvel, quer dizer, ficar preocupado com a sua fonte de rentabilidade evitará um gasto superior num futuro para o renovar. Tornando assim o proprietário a sua habitação numa casa idónea.

Além de tratar o imóvel como uma fonte de rendimento ou rentabilidade, o dono da casa não se pode esquecer que seu apartamento irá tornar-se num lar para o inquilino que arrendar a casa. Fazer com que se sinta confortável, ajudará a que o inquilino queira renovar o contrato de apartamento traduzindo-se isto numa mais-valia para o senhorio e numa maior rentabilidade ao longo dos anos.

Ainda não conhece as vantagens de pertencer ao clube do 5, leia os benefícios aqui.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!