Truques para tirar as melhores fotografias do seu apartamento



No momento de colocar uma casa em arrendamento é indispensável uma boa carta de apresentação e no mercado de arrendamento isto traduz-se em tirar as melhores fotografias da casa. Fotos que a tornem na mais atrativa à primeira vista perante a concorrência durante o tempo que estiver em promoção. Por isso, a qualidade da imagem e conseguir capturar todos os detalhes de todas as divisões da casa serão pontos essenciais para fazer sobressair e distinguir os pormenores mais importantes do seu apartamento.

Se não for fotógrafo profissional, não se preocupe, deixamos-lhe seis truques para tirar as melhores fotografias do seu apartamento. No entanto, não se esqueça que na Aluga Seguro seremos nós os encarregados de fazer a reportagem fotográfica da sua casa.

Sem mais demora começamos!

Boa resolução da imagem

Hoje em dia já não é preciso ter uma boa máquina de fotos para tirar imagens de alta qualidade. A qualidade que uma câmara de telefone oferece é resolução suficiente para tirar ótimas fotografias. O importante será então o conteúdo da imagem.

Enquadramento

O enquadramento em fotografia é o ato de posicionar no visor da câmara aquilo que vai ser fotografado ou filmado. Por isso, aquilo que for enquadrado na câmara é o que vai ser transmitido e divulgado na imagem. Então, é importante saber aquilo que queremos destacar da casa e antes de tirar a fotografia e analisar como se pode destacar da melhor forma, arrumando e limpando tudo o que vá ser fotografado. Uma imagem onde apareça sujidade pode fazer recuar o potencial interessado na casa.

Iluminação

A iluminação é mais uma fator fundamental para tirar uma boa fotografia. Para a promoção de um imóvel a melhor luz é a natural. Desta forma, levante as persianas, abra as cortinas para ter mais luz para poder aproveitar o máximo possível a luz solar. Evite tirar fotos à noite. A sensação pode não ser a mesma. Mas se com a luz natural não for suficiente, pode acender as luzes para obter mais luminosidade.

Atenção aos detalhes e despersonalize!

Como dissemos no paragrafo do enquadramento, arrume o apartamento antes de o fotografar. Isto é, não fotografe móveis que não for arrendar com a casa, tire qualquer objeto pessoal (fotos suas, adesivos decorativos que exponham gostos pessoais…) bem como tudo aquilo que não acrescente valor nenhum à foto, por exemplo, chaves de casa em cima da mesa, roupa em cima do sofá ou da cama, bonecos, brinquedos no chão, esfregão na pia, vassoura na parede… Por fim, se arrendar a casa com colchões, fotografe as camas bem feitas, evite que apareça o colchão por fazer, pode criar uma sensação de falta de interesse.

Todos os espaços da casa, planos iguais e

Talvez possa gostar mais do quarto do que da sala e vice-versa. Mas, seja equitativo, ou seja, não faça quatro fotografias da sala e uma do quarto. Tente fotografar e divulgar as mesmas por cada divisão da casa. O objetivo de tirar fotografias do apartamento, além de as usar para a promoção do mesmo, é que o inquilino possa realizar quase uma visita virtual através delas. Por isso, o proprietário terá de ser o mais realista possível em relação àquilo que vá fotografar e àquilo que o potencial inquilino vai ver na visita presencial. Evite difundir falsas imagens ou coisas que não correspondem à realidade.

De modo que, tente fotografar os mesmos planos por cada divisão (planos gerais, primeiros planos, planos detalhe de pormenores que possam realçar por exemplo o estado de um armário…). Ainda, para dar um ar de visita virtual pode fotografar a casa segundo a forma em que estiver organizada.

 

 

Truques de imagem

Falamos de como arrumar o apartamento para tirar o máximo proveito para as fotografias, de ideias de planos, de aproveitar a luz natural, mas não de dicas enquanto ao processo de fotografar. Mas não de como tirar planos gerais ou se o fazer com o telemóvel em vertical ou horizontal.

Para aproveitar os espaços sempre será melhor uma foto horizontal do que vertical, uma foto horizontal abrange mais espaço da casa e ainda pode abranger mais se a foto for tirada desde um canto da divisão da casa. Se quiser um plano detalhe, aproxime-se do armário, mesa de cabeceira, frigorífico. Num plano detalhe a orientação do telemóvel dependerá do objeto fotografado, por exemplo para um armário ou frigorífico será melhor uma foto vertical.

Já para mostrar o estado do material do móvel pode optar por fotos verticais ou horizontais, escolha sempre aquela que oferecer melhor ângulo de visão. Também pode fotografar zonas comuns, como, por exemplo, garagem, piscina se a tiver, etc.

Relativamente aos truques de imagem, talvez o mais importante seja não aparecer nelas. Neste sentido, atenção aos espelhos!

O arrendamento é um procedimento complicado para o proprietário em certos aspetos. Ainda mais se for a primeira vez que arrenda a casa, mas fazendo cada passo devidamente, ficará mais fácil.  





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!