Teletrabalho: como ser mais produtivo em casa



A pandemia veio mudar muitos dos hábitos aos quais já estávamos habituados há muitos anos. Por exemplo, acordar uma hora antes para ir trabalhar, lidar com atrasos no transporte público, discussões com colegas de trabalho, parar dez minutos para ir tomar o café da manhã, etecetera.

Mas gora já não é necessário. Quem teletrabalha pode acordar mais tarde, trabalhar de pijama, aproveitar o descanso para lavar a roupa, entre outros novos hábitos. Mesmo que haja vantagens no teletrabalho, também há inconvenientes. A concentração e a organização são dois deles, pois há quem teletrabalhe e que não consiga ser produtivo por causa de não estar no escritório. Por isso, hoje trazemos as seguintes dicas para quem quiser ser mais produtivo em teletrabalho.

 

 

Espaço de trabalho

Antes de mais nada, se não vai regressar ao escritório, prepare um espaço em casa adequado que lhe permita trabalhar de uma forma confortável. Isto é, tente que seja o mais parecido possível à secretária que tinha no escritório. Mesa de trabalho, computador, agendas para organizar as tarefas do dia, cadeira…. Além disso, tente que este compartimento seja um espaço isolado para evitar distrações desnecessárias (barulhos, janelas para evitar espreitar o que se passa na rua ou na casa do vizinho) e que tenha uma boa iluminação.

Pode trabalhar em pijama, mas se tiver reuniões a través de plataformas digitais, troque de roupa. Vista-se de uma forma mais formal. Mesmo que esteja em casa, lembre-se que está a trabalhar. Trocar de roupa mesmo que esteja em casa também é uma forma de aliviar a carga psicológica de estar sempre no apartamento a trabalhar.

Por fim, evite usar como espaço de trabalho a cama ou o sofá, pode ser que em vez de trabalhar, adormeça… O cenário oposto que quem teletrabalha quer, ser produtivo em casa.

Organização das tarefas

Ponto fundamental para quem queira ser produtivo em casa. Em teletrabalho não há ninguém atrás de nós para atingir os objetivos definidos para o dia. Por isso, procure definir de forma organizada as tarefas que deverá levar a cabo durante as suas horas de teletrabalho. Entregar tudo em horas e cumprir com os objetivos será um bom sinal de que mesmo em casa, o trabalho está entregue e foi realizado de forma adequada.

Apanhar ar para ser mais produtivo

O teletrabalho tem muitas vantagens em termos de conforto, deslocações. Mas passar a jornada de trabalho à frente do ecrã sem interagir com ninguém, sem apanhar ar, pode vir a ser exausto, acabando por diminuir a produtividade do teletrabalho. Por isso, aproveitar os descansos do dia de trabalho para a sair um bocado de casa ajudará ao trabalhador a distrair-se.

Outra forma de alhear-se do ambiente de trabalho para recuperar energias é ligar para algum colega da empresa e trocar ideias e comentários acerca de como está a correr ou correu o dia.

Desta maneira, ao regresso ao escritório de casa o trabalhador terá relaxado um bocado e ficará pronto para voltar a trabalhar da melhor forma. Também, com um passeio por dia, evitará criar um estilo de vida sedentário, um dos riscos de quem teletrabalha e não tem interesse no desporto. Por isso, aconselhamos criar hábitos novos durante o tempo em que estiver a teletrabalhar para evitar riscos de saúde relacionados com o sedentarismo.

Pense que já não se desloca ao posto de trabalho e manter os músculos ativos é importante para evitar lesões devido às posições derivadas de muitas horas à frente do ecrã e sentado no escritório.

Tendo um espaço confortável de trabalho, uma organização adequada, não deixando os descansos de lado e cumprindo com os horários de trabalho de sempre e os objetivos diários conseguirá ser mais produtivo em casa.

Por fim, aquilo que não pode faltar em teletrabalho é responsabilidade e compromisso. Não é pelo facto de ninguém o ver a trabalhar que os objetivos cumprir-se-ão por si próprios.

E você, prefere teletrabalho ou regressar ao escritório? Diga-nos nos comentários!





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!