Prevenção de riscos no seu imóvel para arrendar



Além de reunir a documentação necessária para arrendar a casa, pensar se a arrenda mobilada ou não ou se a decide decorar, é importante que o proprietário verifique se tudo funciona adequadamente. Pois, arrendar uma casa com uma cablagem ou eletrodomésticos em mau estado pode fazer com que o arrendamento se torne numa dor de cabeça para o proprietário.

Uma casa para arrendar requere cuidados essenciais que se não forem realizados, podem-na tornar numa «bomba-relógio», fazendo com que o inquilino não trate bem da casa porque arrendou um apartamento em mau estado ou elevar o risco de um incêndio, para além de o senhorio não ter assumido a sua responsabilidade com a manutenção do imóvel quanto dono da casa. Por isso, hoje desenrolamos as regras de ouro para prevenir riscos e danos associados à manutenção do imóvel e garantir que vai ser arrendado nas melhores condições operacionais.

 

 

Manutenção da instalação elétrica

A instalação elétrica de uma casa é uma das partes essenciais do arrendamento para garantir o desempenho adequado de eletrodomésticos, esquentadores, tomadas, iluminação da casa…. Eis a razão, pela qual é importante verificar que o sistema elétrico da casa funciona corretamente para evitar avarias, curto-circuitos, incêndios, etc.

Se a instalação elétrica ou dos cabos da casa for antiga, se houver tomadas que não funcionam ou estão muito deterioradas, se tiver candeeiros de teto deteriorados… aconselhamos investir na reparação, remodelação ou renovação destes elementos.

No âmbito da eletricidade, não hesite, contrate um eletricista. Estes trabalhos requerem de manipulação de fios elétricos, pontos de luz, verificação de quadros elétricos, testar a instalação, entre outros trabalhos, face aos quais a falta de conhecimento pode provocar um acidente doméstico grave. Por isso, quando se tratar de eletricidade, solicite sempre ajuda a um profissional desta área.

Uma instalação elétrica sobrecarregada ou que estiver em mau estado pode provocar um incêndio na casa.

Limpar o exaustor da cozinha

Pode parecer um disparate, mas manter o exaustor da cozinha em boas condições operacionais é fundamental para a higiene da casa e para a saúde das pessoas que lá moram. Pois, é um equipamento encarregado de absorver vapores e gorduras gerados ao preparar as comidas do dia a dia, renovando o ar que se respira na cozinha.

Mesmo que este aparelho renove o ar, não quer dizer que não se suje. Se não se limpar frequentemente começará por acumular sujidade, gordura, acabando por não ventilar bem o ar e por criar maus odores na cozinha. Quanto mais tempo passar sem limpar a gordura acumulada nas parede do exaustor, mais complicado será limpá-la. Por isso, limpe-o regularmente. Lave as grelhas, lave as peças do exaustor por dentro e por fora com água quente, utilizando um spray desengordurante para cozinha.

Verifique que o sistema de aquecimento de água funciona

Tomar banho, lavar a cara, os dentes, as mãos, lavar a louça…. Há tantos hábitos do dia a dia que passam por água que no inverno se não houver água quente é complicado manter a higiene pessoal.  Desta forma, aconselhamos ao proprietário que o seu esquentador ou termoacumulador funcione adequadamente.

Se for arrendar a sua casa com o sistema de aquecimento de água prestes a avariar, terá de trocá-lo em breve, podendo desagradar o arrendatário que tenha arrendado a casa há um mês.

Verifique que a água aquece bem e que não se desliga sozinho frequentemente. Se se desligar sozinho amiúde é porque alguma coisa não está a funcionar bem. Neste caso, deverá chamar a uma empresa especializada na reparação de esquentadores, pois são aparelhos a gás que pode ser perigoso. Não o tente reparar pela sua conta.

Elimine humidades e atenção às infiltrações de água

As humidades originam-se nos cantos das paredes e tetos e manifestam-se em forma de manchas pretas, devido a ventilação insuficiente da casa. Reveja as paredes e teto bem para comprovar que não há pequenas manchas desta cor. Se as houver tente solucionar o problema antes de alugar a casa. O mesmo acontece com as infiltrações de água, se as souber delas antes de colocar a casa no mercado de arrendamento, solucione o problema.

Tal como nos casos anteriores, contacte com profissionais para reparar tudo adequadamente e conseguir arrendar a sua casa nas melhores condições. Lembre-se que quanto melhor tratar do seu ativo, melhor tratará dele o inquilino.  

Se ainda não sabe como proceder com o seu arrendamento, contacte-nos! Nós ajudamo-lo! 





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!