Dicas para melhorar a segurança da sua casa



Quando uma casa é colocada no mercado de arrendamento, dependendo de como o proprietário faça o procedimento demorará mais ou menos tempo a alugar a casa. Neste sentido, pode acontecer que o imóvel fique desocupado por mais tempo do que o esperado e surge então o risco de poder vir a ser ocupado ou danificado por intrusos numa tentativa de roubar mobilía de muito valor. Mas não só é um problema para o senhorio, também pode vir a ser um problema para o inquilino, por exemplo em períodos de férias onde a casa fica desabitada por vários dias, podendo ser alvo de ladrões por causa de objetos pessoais de valor.

Manter o seu lar seguro é fundamental para evitar quaisquer furtos, destruição de fechaduras, portas, janelas, ocupações ilegais… Por isso, hoje trazemos quatro dicas para ajudá-lo a melhorar a segurança da sua casa. Conselhos para tornar o seu apartamento num imóvel à prova de intrusos.

 

 

Verificar estado da porta de entrada e fechadura

A não ser que a casa estiver ao rés do chão ou num primeiro andar, a porta de entrada e a fechadura serão os primeiros e principais pontos a reforçar. Desta forma, verifique o estado da porta de entrada e o estado da fechadura. Se for preciso mudá-las, aconselhamos a ambas as partes (senhorio-arrendatário) colocar uma porta blindada e uma fechadura de alta segurança para evitar aberturas forçadas e violentas.

Para além de trocar porta e fechadura, há uma coisa que nunca se devem esquecer de fazer, isto é, trancar bem a porta e fechá-la à chave. Por vezes, pode parecer algo lógico ou simples, mas não costuma a ser um hábito fechar a porta à chave. Não importa se for uma casa ao rés do chão ou uma no sétimo andar, se não tiver a porta bem fechada, facilita a tarefa aos ladrões. Por isso, certifique-se de deixar a porta bem fechada antes de sair de casa.

Proteja as janelas, varandas e terraços

Se viver numa casa ao rés do chão ou se a sua casa para arrendar for um rés do chão, além de verificar em primeiro lugar a porta e fechadura da entrada, deverá comprovar quão seguras são as janelas. Já se for um primeiro andar de fácil acesso, terá de pensar também em como melhorar a segurança da varanda ou terraço, para além das janelas.

No caso das janelas pode optar por colocar grades ou portadas, ainda existem persianas metálicas que podem reforçar estes sistemas de proteção. Também há fechos interiores que podem ajudar a trancar bem a janela. Para varandas e terraços pode optar por toldos, fechar os espaços de várias formas sem perder a caraterística de abertura ao exterior (cobertura envidraçada e redes de proteção anti quedas, por exemplo).

Tal como sucede com a porta, pode contar com sistemas de segurança que tornem a casa mais segura, mas se não adquirir o hábito de deixar tudo bem trancado e fechado as dicas para tornar o seu lar num lugar seguro não servirão para nada.

Objetos de valor protegidos, sistemas de segurança

Numa casa para alugar pode haver equipamentos ou móveis de muito valor para o proprietário bem como muitos objetos de valor para o inquilino que tenha arrendado a casa (joias, computadores, relógios…). No caso de pequenos objetos, se não tiver um orçamento disponível elevado, uma opção que o inquilino tem é guardar os objetos em cofres ou escondê-los em gavetas pouco visíveis. Mas aquilo que não deve fazer nunca é deixá-los à vista, sobre tudo se se for ausentar por longo período de tempo ou por várias horas, principalmente se viver num rés do chão.

O proprietário durante o tempo que tiver o imóvel em promoção pode optar por colocar um sistema de segurança ou alarme assim como contratar um seguro de proteção contra roubos ou assaltos. O inquilino também pode colocar o sistema de alarme e contratar um seguro deste tipo, pois assim que arrendar a casa será ele quem irá usufruir do apartamento e quem terá de zelar pela segurança da casa.

Hoje em dia existem sistemas de segurança e alarmes que podem ser controlados à distância, ou seja, através de uma app para o telemóvel. Por isso, pode ser uma boa opção contar com um sistema de alarme remoto caso um dia se esquecer de ligar o alarme ao sair de casa, podendo ainda aceder ao vídeo em direto das câmara de vigilância e às gravações.

Sensação de casa habitada

Os ladrões e intrusos estudam bem as suas operações, por isso antes de entrar na casa irão verificar se efetivamente há alguns dias que não há ninguém no apartamento. Eis a razão pela qual dar a impressão de que ninguém se ausentou por um longo período de tempo é importante.

Para conseguir uma sensação de uma casa habitada bastará apenas com acender as luzes cada certo tempo (existem tomadas com temporizador e sistemas automáticos que podem acender e apagar as luzes durante o dia) e abrir e fechar as persianas. Pode pedir ao seu vizinho de confiança que o ajude a fazê-lo.

Se ainda o arrendatário tiver um animal de estimação, plantas ou peixes pode falar com essa pessoa da sua confiança para tratar deles enquanto estiver ausente. Desta forma, com os passeios do cão, as refeições, regar as plantas, abrir e fechar as persianas e acender luzes, conseguir-se-á a sensação de que há alguém em casa, afastando assim potenciais ladrões, intrusos ou ocupantes ilegais.

Se for proprietário pode fazer o mesmo, não é necessário ter plantas, peixes ou cães e gatos para cuidar, fale com um vizinho ou conhecido que o possa ajudar com estas ações assim como para ficar atento a pessoas estranhas.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!