Conselhos para arrendar apartamento



Para alugar o seu apartamento deverá ter alguns cuidados. O facto de alugar um imóvel que seja da sua propriedade pode tornar-se num grande problema, se não tomar as medidas preventivas necessárias que o bom senso impõe. Ou seja, fazer tudo direitinho para poder usufruir de um arrendamento seguro, sem incumprimentos, com o inquilino perfeito e sem incómodos desnecessários.

Fique atento a este post!

Preço da renda

Primeiro que tudo, tem de fazer uma boa pesquisa de mercado. Nesta pesquisa o objetivo é investigar o preço de arrendamento que se pratica na zona do imóvel que pretende alugar. Não é aconselhável pedir um valor elevado acima do limite do sítio em que se encontre, pois posso correr o risco de não conseguir inquilino ou de existirem incumprimentos no pagamento da renda após uns meses de ter arrendado a casa. Por isso, desde a Aluga Seguro aconselhamos estabelecer um valor de renda de acordo com a média da zona. Se não souber como o fazer os nossos agentes ficam ao seu dispor.

Neste aspeto, também não é boa ideia pedir um valor bastante inferior ao do mercado pois (para além de perder rentabilidade) este facto poderá levantar suspeitas ao inquilino de que o apartamento tenha algum problema ou esteja num mau estado. Por mais que esteja apressado para arrendar o seu imóvel, seja honrado e tente cobrar um valor justo pelo aluguer da sua casa. Certamente, o inquilino irá agradecer o gesto e poderá ser um ponto-chave para criar uma boa relação proprietário-inquilino.

Condições do apartamento para arrendar

Outro conselho muito importante que deve ter em conta é o estado de conservação do seu apartamento. A casa deve estar impecável do ponto de vista da higiene, bem como da manutenção. As condições de habitabilidade precisam ser respeitadas na totalidade. Se o seu apartamento necessitar de obras ou de alguma remodelação, é melhor que o faça antes de o colocar no mercado de arrendamento. Ao entregar um apartamento impecável ao inquilino, poderei exigir-lhe que mo devolva no mesmo estado em que o encontrou. Até porque será bem mais difícil para mim enquanto proprietário, conseguir arrendar uma casa degradada, ou em más condições.

Na Aluga Seguro garantimos a devolução do imóvel no mesmo estado em que nos foi entregue. A reportagem fotográfica que faremos ao seu apartamento para o promover deixará registo do estado em que foi arrendado. Desta forma, poderá verificar, quando lhe for devolvido, aquilo que falta e o estado dele.

 

 

Tudo bem feito

Também é importantíssimo que o meu apartamento cumpra todos os requisitos legais para poder ser alugado conforme as regras da leis de arrendamento urbano. Deverei declarar nas Finanças todo e qualquer rendimento que venha a usufruir com o aluguer do imóvel, e tenho também que entregar todos os meses ao meu inquilino um comprovativo da renda devidamente legal. A propriedade do imóvel deverá estar em seu nome, ou em nome de alguém que o proprietário possa representar legalmente, para que lhe seja possível agir perante todos os processos ligados ao arrendamento.

Caso eu não tenha grandes conhecimentos burocráticos sobre a documentação e outras exigências legais necessária para o aluguer do seu apartamento, pode pedir a colaboração de um advogado. Também, pode procurar os serviços de gestão de documentação. Existem agências imobiliárias que se encarregam de todo o processo, desde a procura de inquilino até a assinatura do contrato de arrendamento. Claro que qualquer desses serviços será pago por si, mas certamente ficará muito mais descansado e liberto de problemas e preocupações.

Neste aspeto, na Aluga Seguro ficamos ao seu dispor para lhe esclarecer e ajudar com quaisquer dúvidas quanto a procedimentos que o proprietário queira iniciar. Garantimos-lhe a redação do contrato de arrendamento conforme o NRAU, acompanhá-lo no momento da assinatura, garantia de realuguer caso o inquilino rescinda o contrato antes da data formalizada no contrato de arrendamento. Selecionaremos outro arrendatário sem custos extra. Ainda, garantimos tramitação completa do processo judicial de despejo.

Seleção do inquilino

Fundamental é também o processo de seleção do meu futuro inquilino. Todo o cuidado é pouco na altura de colocar dentro de casa, alguém que lhe seja completamente estranho. É preciso recolher informações verificadas e fidedignas sobre a pessoa interessada em alugar o seu apartamento. Precisa de saber qual o seu rendimento mensal, e a sua situação profissional. Para isso é comum pedirem-se os dois últimos recibos de ordenado, bem como o comprovativo de entrega do IRS do último ano. Se tiver qualquer dúvida sobre a viabilidade e solidez dos rendimentos do potencial inquilino, pode pedir um ou dois meses de caução (mensalidades adiantadas), ou até mesmo exigir um fiador que se comprometa a suprir eventuais pagamentos de rendas em falta.

No entanto, a Aluga Seguro oferece e garante aos seus proprietários uma taxa de 0% de incumprimentos no pagamento da renda. É da forma em que o nosso proprietário receberá pontualmente a sua renda ao dia 5 de cada mês, sempre e sem desculpas.

Para manter os incumprimentos em 0%, realizamos um estudo de solvência económica dos inquilinos candidatos para arrendar o seu imóvel. Se não passarem o estudo, quer dizer que não podem assumir devidamente o valor da renda do seu apartamento e não serão selecionados para entrar na sua casa. Se passam o estudo quer dizer que podem assumir o valor da renda sem problemas. Depois se encaixar nas caraterísticas e solicitudes do proprietário, temos o inquilino!

Comunicação com o inquilino

Sem obviamente interferir na privacidade e na rotina do seu inquilino, deve, dentro do possível, procurar manter-se atualizado e informado do estado de conservação do seu apartamento. Dessa forma poderá detetar quaisquer danos causados no imóvel, ainda em tempo de o reparar rapidamente. Ficar atento a eventuais e possíveis queixas por parte da vizinhança também é uma boa estratégia para se informar do comportamento do inquilino.

Sempre que o inquilino lhe levantar suspeitas, ou sempre que algo no seu comportamento lhe pareça desajustado devo procurar fundamentar os meus receios. Em caso de vir a descobrir que aquela não é a pessoa certa para viver no meu apartamento, deverá usar os procedimentos legais para ter de volta o seu imóvel e recomeçar nova procura do inquilino perfeito.

Na Aluga Seguro, disponibilizamos-lhe um aplicativo chamado: Área Privada. Por meio dele, poderá comunicar-se com o inquilino, ter ao seu dispor, sempre que o precisar, os documentos todos do arrendamento e estar ao corrente de tudo aquilo que ocorrer no seu imóvel. Também, terá acesso ao inventário fotográfico.

 

Não deixe passar a oportunidade e Esqueça os seguros de rendas e incumprimentos! a Aluga Seguro arrenda o seu imóvel garantindo a cobrança. Junte-se à companhia que mudou o mercado de arrendamentos na Península Ibérica! Ligue-nos para 808 780 780.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!