Como ser um bom proprietário



Ter um inquilino cumpridor também pode ser motivado por algumas atitudes do senhorio. De facto, ser um bom proprietário poderá ajudar a evitar atrasos de pagamento. Entenda porquê e saiba algumas das atitudes que motivam o cumprimento das obrigações por parte do arrendatário.

Todos os proprietários têm alguns receios no momento de arrendarem os seus imóveis. Desde quererem garantir que o arrendatário irá cuidar bem do imóvel até desejarem as garantias de que este cumprirá os pagamentos estipulados, muitas são as preocupações de quem decide arrendar uma casa.

Evidentemente, o risco de encontrar um inquilino que não cumpre a sua parte existe sempre, embora tal possa ser minorado mediante uma cuidadosa análise dos documentos e dos comprovativos de remuneração, ou ainda pelo pedido de fiadores ou de referências.

Garantir os pagamentos por parte do arrendatário e que estes são realizados sem atrasos, no entanto, não é algo que depende apenas do inquilino. Na verdade, o papel do proprietário é muito importante neste sentido, podendo ser a peça-chave para motivar pagamentos atempados e certos por parte de quem arrenda os seus imóveis.

Uma atitude positiva do proprietário para com o inquilino, bem como o cumprimento dos seus deveres enquanto senhorio, pode fazer com que os residentes de uma habitação sintam uma maior obrigação de estar, também, em completo cumprimento da sua parte. Venha conhecer algumas das atitudes que o tornam um bom proprietário e podem ajudar a evitar atrasos nos pagamentos.

Valor de renda certo

As rendas têm, como sabemos, vindo a aumentar. Nas principais cidades, os seus valores tomam valores sem precedentes, gerando algumas dificuldades financeiras nas famílias portuguesas.

Uma forma de conseguir estabelecer uma boa relação com o inquilino – ao mesmo tempo que aproveita vantagens fiscais – é optar por uma renda mais acessível.

Além das poupanças tributárias que o Estado estipula para este tipo de arrendamento, o inquilino poderá interpretar esta renda mais acessível como uma oportunidade e terá maior cuidado no pagamento da renda, para evitar perdê-la.

 

Manter a casa em condições idóneas

É natural que, ao longo da permanência dos seus inquilinos, pequenas obras ou substituições precisem de ser realizadas.

Ter o cuidado de dar resposta à manutenção da habitação, quando solicitada, irá mostrar o seu empenho no cumprimento das suas obrigações e pode fazer com que o inquilino sinta que deve, também, cumprir a sua parte.

Manter uma relação próxima e cordial com o inquilino

A cordialidade e as boas relações com as pessoas que arrendam o seu imóvel pode ser uma garantia em como receberá o pagamento da renda, de forma mais certa e atempada.

Embora não implique, evidentemente, o estabelecimento de relações de amizade, mediante pequenos gestos de cordialidade, tais como o envio de cartões de aniversário ou de Boas Festas, poderá garantir que guarda, com o arrendatário, uma melhor relação.

Em prol da manutenção deste tipo de relacionamento, o inquilino sentir-se-á mais propenso a pagar a renda dentro dos prazos previstos, já que a sua atitude motiva, também nele, o desejo de dar retorno positivo.

Cumpra com as suas obrigações

O cumprimento da sua parte, enquanto senhorio, é de máxima importância caso queira garantir que também o inquilino vai cumprir as suas obrigações.

Neste sentido, a declaração das rendas recebidas, bem como o envio atempado dos recibos de renda ao seu inquilino são fundamentais para a criação de uma relação de confiança, baseada no cumprimento das obrigações.

Ao receber os seus recibos, o inquilino sentirá uma maior pressão para fazer, também de forma atempada, o pagamento da renda, evitando atrasos e falhas. Além disso, desta forma, ambas as partes garantirão que estão em cumprimento perante a lei.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!