5 dicas para ser um bom inquilino



Da mesma forma que o arrendatário gostava de encontrar o proprietário ideal, um senhorio que lhe garanta as melhores condições de habitabilidade no momento que procura casa para arrendar e que fique atento às necessidades do imóvel, certamente, o proprietário também irá querer o mesmo: arrendar a sua casa ao inquilino perfeito, ou seja, a um locatário fiável, solvente e cumpridor no pagamento das rendas, nas cláusulas do contrato e a duração do mesmo. Se quiser ser o inquilino perfeito, aquele candidato de sonho para alugar a sua futura casa, hoje deixamos-lhe 5 dicas para o conseguir. Começamos!

 

 

Compromisso e responsabilidade

Um contrato é o acordo pelo qual duas ou, mas pessoas se obrigam a cumprir os vários pontos estabelecidos nesse acordo, que podem incluir a cedência, neste caso de um bem (um imóvel), e as cláusulas que assentam certos direitos e obrigações.

A assinatura de um contrato de arrendamento é um compromisso pelo qual o proprietário acorda ceder o usufruto do seu imóvel para fins habitacionais a um arrendatário. Mas não só, também é um documento através do qual o inquilino assume a responsabilidade de pagar em troca o valor de uma renda mensal pelo usufruto do apartamento.

Embora, ainda exista o preconceito de os arrendatários não serem responsáveis com aquilo que assinam no contrato de arrendamento, o inquilino perfeito terá a missão de derrubar este preconceito tão arraigado na cabeça de muitos proprietários que os leva a sentir receios quando decidem arrendar a sua casa.

Eis a razão pela qual o inquilino terá de demonstrar desde o início que irá respeitar tudo o que foi celebrado no contrato de arrendamento, por exemplo: pagar a renda no fim do mês de forma pontual, sem atrasos, cumprir o prazo de duração do documento que estabeleceu o acordo, evitar problemas comos vizinhos do condomínio, manter uma boa relação e comunicação com o locador, etc.

Agir conforme o assinado

Além de o arrendatário ganhar responsabilidades com a assinatura do papel que formaliza o aluguer da casa, assume também outros deveres como, por exemplo, respeitar cada uma das cláusulas que detém o contrato e agir conforme o estipulado no contrato e na legislação em vigor.

Por exemplo, se nos termos do n.º 1 do artigo 1088.º do Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU) prevê-se que: “a autorização para subarrendar o prédio deve ser dada por escrito”, peça a devida autorização por escrito antes de subarrendar.  Porém, o n.º 2 do mesmo artigo, recolha: “o subarrendamento não autorizado considera-se, todavia, ratificado pelo senhorio se ele reconhecer o subarrendatário como tal”, o inquilino deverá exercer e seguir os passos daquilo que assinou e o segundo o estipulado na legislação que regula o arrendamento.

Sendo um arrendatário responsável e comprometido, decerto, fará com que o senhorio também o seja. Uma simbiose de boas condutas de ambas as partes durante a ligação contratual proprietário-inquilino fará com que o arrendamento decorra num ambiente amigável e sem preocupações para os envolvidos no aluguer da casa.

Cuidar do apartamento como se fosse próprio

Todos aqueles candidatos prestes a ser bons inquilinos devem cuidar do imóvel que arrendam como se fosse deles próprios. Pois essa casa será deles durante o prazo que assentaram no contrato e terão de garantir a uma correta manutenção e conservação do imóvel. Conservá-lo e mantê-lo nas ótimas condições de habitabilidade em que lhe foi entregue ao inquilino será um dos pontos-chave que irá demonstrar ao proprietário se vale a pena renovar o atual arrendatário.

Limpar persianas, filtros do ar acondicionado de vez em quando… São pequenos trabalhos de para o sustento do imóvel que um bom inquilino fará com naturalidade e factos que irão reforçar a relação com o senhorio além de lhe fazer ganhar pontos para uma futura renovação do contrato por mais uns anos a morar na casa onde está.

Caso que surja qualquer avaria ou dano no imóvel que corram por conta do proprietário (obras de conservação ordinárias e extraordinárias, exceto quando sejam por um mau cuidado do inquilino…) deverá executar as reparações que lhe são requeridas por lei. Se o locatário quiser dar um toque pessoal à casa (pintar paredes, fazer buracos para pendurar estantes, mudar equipamentos …) tem de pedir autorização ao proprietário ou no fim do contrato tem de devolver a casa nas condições, com as caraterísticas, e no estado em como lhe foi entregue na data de início do contrato.

Inquilino perfeito

Um bom arrendatário é o inquilino perfeito que a Aluga Seguro tem. Para mais além de ser o ideal, é cumpridor e solvente economicamente, pois terá de deter rendimentos mensais que lhe permitam assumir o valor da renda mensal da casa em arrendamento para a qual se candidatou.

No momento de procurar um apartamento para alugar, o inquilino tem que ter em consideração o que é que precisa e qual o valor que pode assumir no pagamento da renda.

Por isso o arrendatário deve ter em conta que o preço da renda não seja mais alto daquele que pode pagar. Desde a Aluga Seguro recomendamos que o valor da renda que estamos dispostos a pagar nunca ultrapasse o 33% dos nossos rendimentos. Fazendo este cálculo, poderemos poupar e lidar com quaisquer imprevistos que possam surgir.

Na Aluga Seguro oferecemos casas nas melhores condições de habitabilidade! Se tem dúvidas dos nossos imóveis em arrendamento e quais as condições para arrendar de forma segura connosco, pergunte-nos! Somos a primeira empresa privada que profissionalizou o mercado de arrendamento na Península Ibérica.





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!