5 dicas para encontrar o inquilino perfeito para a sua casa em arrendamento



No momento em que o proprietário decide arrendar a sua casa pela primeira ou segunda vez o seu objetivo será sempre o mesmo: encontrar o inquilino perfeito. Mas perguntar-se-á: como é que se consegue? Como o descobrir?  Se quiser um inquilino perfeito para o seu apartamento prestes para entrar no mercado de arrendamento pela primeira vez ou pronto para regressar, não perca os cinco conselhos que lhe deixamos. 

Um apartamento impecável

Se quiser encontrar o inquilino perfeito, o seu apartamento tem de estar ao mesmo nível. Lembre-se que é absolutamente necessário, antes de colocar a sua casa para arrendar, dispor do certificado energético, pois a emissão deste certificado é obrigatória conforme ao estipulado no Decreto-Lei n.º 118/2013 de 20 de agosto. Mas não só é preciso ter este documento em conta, o seu apartamento também deve estar nas melhores condições para ser habitado. Não custa nada fazer uma limpeza a fundo ou dar uma demão tal como adequar o mobiliário mais usado. Isto fará com que o seu imóvel resulte mais atraente para o inquilino. Desta forma, a sua casa irá destacar-se acima das outras.

Arrendamento legal

O mercado de arrendamento, por vezes, encontra-se sujeito a pactos verbais, em que os inquilinos e proprietários dispensam formalidades legais, ou seja, formalizam tudo através de ‘acordos de cavalheiros’. Isto sucede na maior parte das vezes porque o proprietário não sabe muito bem como proceder para arrendar o seu imóvel. Contudo, não há desculpas para contratos verbais. O senhorio tem de cumprir com a lei que esteja em vigor no âmbito do arrendamento habitacional, pois se assumir todas as suas responsabilidades, será muito mais fácil que o inquilino faça o mesmo com as dele.

Faça um arrendamento legal para que seja seguro. Se na sua casa em arrendamento quiser o inquilino perfeito, o contrato de arrendamento deverá encerrar as cláusulas legais e deverá estar redigido de acordo à Lei n.º 6/2006 que regula o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU). O departamento jurídico da Aluga Seguro ajudá-lo-á neste aspeto porque seremos nós a redigir o contrato de arrendamento em conformidade com o estipulado no NRAU. Temos um gabinete jurídico ao seu dipor.

 

 

As aparências iludem

Para encontrar o inquilino perfeito deve esquecer os estereótipos. Mesmo que a lógica nos faça desconfiar pelo ‘mau ou bom aspeto’ do inquilino, a realidade é que isto não pode acontecer. Pois pode ser que encontremos um inquilino que vista de fato e gravata e depois seja um futuro incumpridor ou até tenha antecedentes como devedor. Por isso, não se deixe levar pelas aparências no momento da escolha do seu inquilino.

Conhecer a situação económica e laboral

Antever se o inquilino é bom ou mau somente pela sua aparência é complicado. Por esta razão a Aluga Seguro através do seu scoring, um sistema de análise de solvência e viabilidade económica dos potenciais inquilinos, garante que ficará a conhecer a situação económica e laboral do locatário. Com este estudo não caberá nenhuma hipótese de encontrar um inquilino que não possa assumir o valor da sua renda. Pois com este estudo saberemos se verdadeiramente pode ou não a assumir. Garantindo-lhe assim o inquilino perfeito relativamente ao pagamento da renda.

Conhecer qual é a situação laboral e económica dos arrendatários pretendentes a entrar no seu apartamento é o conselho mais importante que lhe damos. Se tiver a certeza que os antecedentes do seu futuro inquilino são bons e não tem nenhuma marca negativa no que diz respeito às dívidas que tenha tido com outros senhorios, provavelmente terá encontrado um inquilino perfeito neste aspeto. Na Aluga Seguro garantimos-lhe o inquilino será excelente não só porque irá pagar-lhe a renda pontualmente no dia 5 de cada mês, mas sim porque iremos encontrar um arrendatário para si e que cuide da sua casa como se fosse dele. Para ter a certeza da solvência económica do seu futuro inquilino iremos consultar as listagens do ficheiro de Registo de Incumprimentos no Arrendamento (RIA).

Ajuda profissional

Deixar-se assessorar por profissionais é sempre uma boa opção, nomeadamente, se for a primeira vez que coloca a sua casa no mercado de arrendamento. Neste caso, certamente tenha várias dúvidas que precisem de ser esclarecidas como: qual o preço da renda que devo estabelecer ? Como saber se o inquilino irá garantir-me a cobrança da renda durante o prazo estipulado no contrato? Como redigir um contrato de arrendamento 100% legal? Como fazer um arrendamento seguro?

Perguntas que tem resposta, porque o agente da Aluga Seguro ajudá-lo-á a estabelecer o preço ideal da renda conforme à situação do mercado de arrendamento no momento em que quiser colocar a sua casa na oferta do arrendamento; garantir-lhe-emos a solvência e viabilidade do seu potencial inquilino, após ter avaliado de forma exaustiva a sua situação económica, bem como a cobrança pontual da renda no dia 5 de cada mês. A nossa taxa de incumprimentos é de 0%. Por fim, iremos redigir o contrato do arrendamento por si para que seja cem por cento legal e seguro.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Ligue para 808 780 780 ou venha ter connosco à Rua Actor António Silva, 1, Amadora, Lisboa.

 





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!