5 dicas para decorar uma casa pequena para alugar



Talvez o proprietário possa pensar que uma casa pequena não pode vir a ser uma fonte de rentabilidade pelo tamanho. No entanto, se sabe aproveitar o espaço disponível e como obter o máximo rendimento de cada um dos compartimentos, os inquilinos podem chegar a bater-se pelo arrendamento do imóvel.

Neste sentido, uma casa que chame a atenção logo à primeira vista será fundamental e é neste ponto que a decoração se torna num componente principal. Pois a primeira sensação que o potencial inquilino recebe é através das fotografias, um reflexo da realidade e do estado da casa.

Por isso, damos-lhe 5 ideias de decoração para que uma casa pequena em arrendamento seja a mais destacada entre a concorrência. Isso sim, o senhorio deve ter em conta que os interessados no seu apartamento serão, sobretudo, solteiros ou casais sem filhos. Sem mais, demora, começamos!

 

 

Cores suaves

Em artigos anteriores já falámos acerca de ideias para aumentar o valor de uma casa. Uma delas é a pintura das paredes. Um apartamento recém pintado dá uma sensação de limpo e novo. Por isso, no âmbito da decoração é importante ter em conta a cor e os tons da pintura das paredes. Sendo que numa casa pequena é mais aconselhável utilizar cores claras, neutros de tonalidade suave (branco, creme, bege…). Desta maneira, a luz natural aproveitar-se-á melhor do que se forem empregues tonalidades escuras, dando, ao mesmo tempo, maior sensação de amplitude visual.

Com a mobília acontece o mesmo. Se for arrendar o apartamento mobilado, tente colocar armários, móveis, lençóis da cama, cadeiras, sofás, mesas de cabeceira, estantes de cores e tecidos claros. Assim, o interessado poderá apreciar homogeneidade e organização em todas as divisões, reforçando o sentimento de amplitude visual.

Espelhos

Numa casa pequena a melhor forma de obter o máximo rendimento do espaço disponível, se não há orçamento para fazer uma grande remodelação, é, como já descrevemos, aumentar a sensação de amplitude visual.

Neste aspeto, para além de utilizar cores claras e tecidos de tonalidade neutra, existem mais opções para dar um efeito de mais luminosidade e profundidade: colocar espelhos em pontos estratégicos da casa. De tal maneira que parecerá que as divisões da casa têm mais espaço, evitando criar uma impressão de espaço apertado ou um sentimento de opressão para os mais claustrofóbicos.

Evitar grandes acumulações de elementos

Se a casa é pequena quantos mais objetos tiver, menos espaço terá. Por esse motivo, se vai arrendar a sua casa mobilada não se esqueça de deitar fora ou retirar tudo aquilo que não acrescente valor aos equipamentos ou mobília ou que não for usar na sua segunda habitação (livros, almofadas, mantas…). Com certeza que o inquilino agradecerá ter o máximo espaço livre disponível. Lembre-se que o objetivo numa casa pequena é tentar oferecer maior sensação de amplitude e profundidade, ao invés, do que pode dar uma fotografia com elementos amontoados numa divisão da casa ou num armário ou prateleira. Neste caso, o senhorio pode optar por uma decoração minimalista, ou seja, decorar a casa com estantes, lâmpadas, quadros, relógios, plantas de tamanho pequeno.

Ainda, não se esqueça de despejar ou retirar todos os objetos pessoais. A decoração deve fazer-se de forma completamente despersonalizada, neutra.

Armazenamento e organização

Mesmo que o ideal seja decorar a casa com elementos que não sejam muito volumosos, há alguns móveis de maior dimensão que podem ajudar a poupar gavetas, prateleiras ou estantes extras onde se podem armazenar e arrumar coisas, aliviando a carga visual no resto da casa. Por exemplo, o senhorio pode colocar um estrado com arrumação para a cama, um cabide para roupa e sapatos, uma mesa consola com gaveta na entrada da casa, etc.

O perfil de inquilino que provavelmente vai arrendar uma casa pequena é um solteiro ou casal sem filhos. Por isso, pode ser que agradeçam poder usufruir desse tipo de móveis para guardar coisas de forma mais disfarçada sem ter que acumular um excesso de elementos à vista de toda a gente em cima de prateleiras escusadamente, ficando a casa muito mais organizada.

Sem sobrecarregar não quer dizer vazio

Apesar do objetivo ser evitar sobrecarregar o ambiente da casa com objetos mal colocados ou uns acima dos outros, não quer dizer que o proprietário deixe tudo vazio. Como já leu, há inúmeras possibilidades para maximizar o espaço disponível de uma casa pequena, mesmo que algumas possam requerer um maior investimento, caso de estrados com arrumação, podem ser despesas e pequenos detalhes que se tornem numa mais-valia e num fator único do seu imóvel, fazendo-o destacar perante a grande concorrência que há nos portais imobiliários.

Não pense que é mais difícil obter rendimento da sua casa por ser pequena. Porque igualmente pode encontrar o inquilino perfeito. Apenas, terá de pensar em como a pode organizar da melhor forma para colocar no mercado de arrendamento uma casa com muito estilo em ótimas condições para ser alugada, independentemente do seu espaço.

Por isso, mãos à obra e transforme a sua casa na mais atrativa de todas!





No Comments

Add Comment

Deixe-nos os seus dados e ligamos para si!